A beterraba foi a protagonista da oficina, pois melhora o rendimento do treino por relaxar os vasos sanguíneos e permitir que mais nutrientes cheguem aos músculos, e também fortalece o sistema imune
Todo mundo já sabe que uma alimentação saudável permite uma melhor atividade cardíaca, pulmonar e sanguínea, disposição corporal e cerebral, e bons resultados nas atividades físicas, principalmente para atletas praticantes do esporte como hobby ou profissão. A Secretaria da Agricultura e Pesca resolveu levar noções sobre seus principais projetos voltados à alimentação orgânica - Colheita Feliz e AliMÃEtação - para bem perto de quem já entende bem do assunto: as jogadoras campeãs mundiais de futsal do Leoas da Serra. O Colheita Feliz já inaugurou sua 47ª horta comunitárias aos cuidados da comunidade esta semana no bairro Caravágio e o AliMÃEtação cumpre o propósito de utilizar alimentos e cascas para fabricar bolos, refrigerantes, sabonetes, sabões e velas, evitando o desperdício e proporcionando economia no bolso das famílias.
O evento com as Leoas foi esmiuçado na casa onde mora parte das atletas, no bairro Copacabana. O intuito foi mostrar o aproveitamento integral dos alimentos, visto que a base da força das Leoas vem da sua alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas.
Com as meninas foi desenvolvida uma oficina de produção de bolo e refrigerante de beterraba. As gurias mergulharam na ideia e até estão cultivando a beterraba em casa. A proposta, conforme a coordenadora do AliMÃEtação, Evelin Souza, é mostrar que um bolo de beterraba é fácil e rápido de fazer, “fora que é uma delícia. E também tem a questão nutricional da beterraba, pois é uma raiz com um sabor que lembra a terra, é levemente adocicada e pode ser consumida cozida ou crua na salada, e até no suco de frutas, por exemplo. Fomos mais longe: nós enaltecemos para elas o prazer de plantar o seu próprio alimento.”
O evento aconteceu no final de outubro. “Serviu para resgatar memórias culinárias e mostrar o potencial dos alimentos, descobrir um novo paladar e até introduzir um outro método de alimentação”, descreve Evelin, quanto às finalidades, ressaltando o porquê da escolha pelo local como sendo a casa das atletas: “Cogitamos em fazer na casa delas pelo fator dos laços afetivos que uma cozinha pode ter, lembrar da comida da mãe, da vó, pois comer faz bem, e comer junto, mais bem ainda, ‘saborear’ as conversas com os temperos que cada uma traz de casa é insuperável, pois elas nasceram longe de Lages. As meninas estão longe da família. Então fazer uma comida na cozinha delas traz este lado mais afetivo.”
Aproveitamento integral
Dar valor ao que vem da terra. De acordo com Evelin Souza, as competidoras se inteiraram mais em relação ao aproveitamento integral dos alimentos. “Aproveitar os alimentos vai muito além de não deixar comida no prato. É inovar na cozinha. Mato só é mato se não está no prato, sendo assim, você faz suco, refrigerante, bolo, beijinho, refogado, apenas da beterraba, fora todos os outros legumes e hortaliças que a nossa horta pode produzir”, argumenta.
Os benefícios da beterraba
A raiz beterraba tem uma diversidade vasta na hora de prepará-la. Melhora o rendimento do treino. Por relaxar os vasos sanguíneos permite que mais nutrientes cheguem aos músculos, e também fortalece o sistema imune: é rica em zinco, ativador de um hormônio que aumenta a produção de células de defesa do organismo, bem como mantém a saúde dos músculos: Contém potássio e cálcio, essenciais para a manutenção de fibras musculares saudáveis.
Bom para comer
Atualmente, quase 100% de tudo o que se come está atribuído de itens como agrotóxicos e até os transgênicos. “O problema é que sim, existem alimentos livres deste mal por aí, mas são caros. Uma horta caseira dá a possibilidade de ter uma alimentação 100% saudável, além de prolongar a vida, deixar a pessoa mais disposta para realizar outras tarefas. Ter uma horta não é apenas uma forma de economizar, é ter facilidade para preparar as refeições com diversos produtos, enriquecendo a mesa e variando os sabores. É aprender a cuidar de plantas, é fazer exercícios físicos, ter alegria, prazer e saúde”, pontua a coordenadora Evelin Souza. Foram apresentados às Leoas os produtos do Você + Consciente, cuja proposta é diminuir a geração de lixo. Alguns dos utensílios são os talheres de bambu, sob os princípios da sustentabilidade.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!