Cidadania se aprende em casa, na escola, na vida em sociedade. Considerar a população de animais nas ruas é, também, questão pertinente a cada cidadão
Com as incumbências de controle populacional de animais e informar casos suspeitos de zoonoses ao órgão competente; recebimento, averiguação, encaminhamento e acompanhamento de casos provenientes de denúncias de maus-tratos a animais, junto aos órgãos competentes, e resgate e/ou retirada de animal de grande porte, solto em via pública, em situação de abandono e/ou maus-tratos, a Coordenação de Bem-Estar Animal (Cobea), atrelada à Secretaria de Gabinete do Prefeito e Relações Institucionais do Município de Lages lançou, recentemente, o Projeto Educando nas Escolas - Série: Anjo amigo dos Animais.
O público-alvo são crianças e adolescentes frequentes às unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação, especificamente do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ou seja, com idade de seis a 14 anos, atendidas pelas 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Estão matriculados para o ano corrente, 7.750 estudantes ao ensino fundamental (1º ao 9º ano). Assim, mais da metade da rede pública municipal será beneficiada, pois são 14.757 na totalidade, entre crianças para períodos integral e parcial nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das Emebs e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), ensino médio e da Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Intuito de, a partir da sensibilização, transformá-las em multiplicadoras de informações a própria instituição de ensino, aos seus pais, irmãos, famílias, comunidade e demais círculos sociais de convivência, já que o futuro ambiental e sustentável de Lages e do planeta Terra está nas mãos das gerações do amanhã.
Na prática, o Educando nas Escolas compreende uma palestra de aproximadamente 30 minutos com abordagem sobre bem-estar animal, maus-tratos, saúde pública por conta dos animais de rua e conscientização a respeito das formas como cada pessoa pode cooperar a diminuir a presença dos animais de rua, como, por exemplo, pelo método de castrações - procedimento cirúrgico de esterilização de machos e fêmeas [reduz a natalidade de filhotes indesejados e colabora à longevidade e bem-estar dos animais].
Os temas da palestra são bem-estar animal, maus-tratos, zoonoses, controle populacional, castrações gratuitas, adoção de cães e cão comunitário. As exibições são proferidas por médicos veterinários da Coordenação de Bem-Estar Animal e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em algumas palestras, o biólogo também apresenta seus tópicos, pelo Controle de Zoonoses.
A primeira explanação [palestra] do Projeto aconteceu no dia 10 de abril deste ano, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ondina Neves Bleyer, situada no bairro Sagrado Coração de Jesus. Planeja-se estabelecer e manter a frequência de ao menos uma unidade de ensino abrangida por mês. Nesta semana - quinta-feira (24 de abril) - foi a vez dos alunos da Emeb Santa Helena, no bairro Santa Helena, receberem as orientações. Contabilizadas as duas unidades de ensino, o Projeto já agraciou 1.100 crianças e adolescentes, das quais, 450 na Escola Municipal Ondina, e 650 na Escola Municipal Santa Helena. “A recepção foi extremamente positiva. As intervenções na sociedade devem ser feitas desde cedo com as pessoas da comunidade. As crianças são o alicerce da educação ao futuro de Lages. Um trabalho permanente, com reflexos ali adiante”, realça a executiva de Bem-estar Animal, Sandra Regina Schmidt Spieker Bellato, médica veterinária há 27 anos, com especialização em gestão empresarial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (Idebrasil).
Como prevê o Projeto, logo passada a palestra, em um sábado há uma Feira de Adoção de animais. Neste sábado, 26 de abril, na Emeb Santa Helena, a primeira Feira organizada pela Coordenação de Bem-Estar Animal.
Estímulo à criatividade técnica e intelectual - Desenho, frase, redação, brinde, bóton do Anjo Amigo do Animal, cartilha O Anjo Amigo dos Animais e Feira de Adoção
O Projeto Educando nas Escolas - Série Anjo Amigo dos Animais é exercitado pelo meio de palestras dinâmicas, instigando a participação das crianças. Após, ao longo da semana, os alunos desenvolvem uma atividade, divididos por ano escolar. Do 1° ao 3° ano: Desenho; 4° - 6° ano: Frase e 7° - 9° ano: Redação. Os melhores desenho, frase e redação ganharão um brinde. Parcerias devem ser firmadas para a disponibilidade de brindes.
Outra ideia seria a entrega de um bóton do Anjo Amigo do Animal e a cartilha O Anjo Amigo dos Animais, a ser impressa. “Pois será primordial as crianças possuírem um material em mãos, pela facilidade do acesso, para que em suas casas comentem sobre a palestra e comecem a conscientização na família. A esta altura, o assunto e conscientização já foram levados previamente aos professores, pois agora e no futuro também irão ajudar a espalhar a relevância do bem-estar animal”, recorda a executiva de Bem-estar Animal, Sandra Regina Schmidt Spieker Bellato. No sábado subsequente à palestra costuma ser realizada uma Feira de Adoção de Cães, ou edição do Programa Municipal de Castrações gratuitas na mesma escola.
Cartilha O Anjo Amigo dos Animais
A Cartilha O Anjo Amigos dos Animais, produzida pela Coordenação de Bem-Estar Animal e pela Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages, conta com uma linguagem leve, objetiva e de fácil compreensão pelas crianças. Várias ilustrações, textos curtos, senso de felicidade e uma lição de cidadania ao final.
O informativo expõe a história da cachorrinha Fifi, adotada por um casal em Lages. O animalzinho de estimação não foi vacinada contra doenças e nem castrada para prevenir filhotes. Por ter entrado no cio e com a junção de vários cãs na rua, seu tutor a abandonou. Fifi acabou emprenhando e teve quatro filhotes. Restaram somente três.
Duas crianças avistaram os bichinhos e com seu pai e mãe a acolheram no lar. Todos foram corretamente vacinados e submetidos à castração, em razão do Programa Municipal de Castrações gratuitas. Sequencialmente, esta família doou os filhotes e adotou a mãe.
Vantagens a todos: Sem o risco de filhotes e estes acabarem indo parar na rua, e passar por sofrimentos como, fome, frio e maus-tratos. A cidade também não corre o risco de ter mais cachorros na rua, e causarem infortúnios, como sacos de lixo rasgados, agressão de cachorros a pessoas na rua e até brigas entre os próprios animais.
Dia 22 de maio na Escola Suzana Albino França com Feira de Adoção
Para o dia 22 de maio (quinta-feira) está roteirizada uma nova palestra, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Suzana Albino França, no bairro Jardim Panorâmico. Feira de Adoção de animais domésticos no dia 24 de maio (sábado). A Coordenação de Bem-Estar Animal está organizando a agenda de visitas às próximas escolas, juntamente à Secretaria Municipal da Educação.
Programa de Castrações gratuitas ativo e mais de 900 castrações em quatro meses
Diariamente, na Coordenação de Bem-Estar Animal, são oferecidas castrações, gratuitamente, aos animais recolhidos de rua, às protetoras e Organizações Não Governamentais (ONGs) e à comunidade. De janeiro de 2025 até o momento (24 de abril), já foram castrados mais de 900 animais pelo Programa de Castrações, do Município.
Cerca de 250 castrações efetuadas mensalmente
O departamento executa em torno de 250 castrações de animais a cada mês do ano. Em relação a resgates, aproximadamente 100, mensalmente.
Lugar de passagem ao tratamento, castração e reabilitação com capacidade de até 75 animais
A Coordenação de Bem-Estar Animal não tem como função ser um abrigo de animais. É um local de passagem ao tratamento, castração e reabilitação. Assim que o animal se recupera, retorna para o local onde se encontrava. A capacidade está estipulada para 65 a 75 animais.
Alerta. “Precisamos sempre frisar que o local não é um abrigo, pois recebemos muitos pedidos de recolhimento pelo motivo de retirar o animal da rua, mas não contamos com estrutura para manter os animais. Então, o recolhimento é feito para tratamento e castrações, evitando transtornos e riscos de saúde à coletividade, e depois disto os animais são devolvidos”, orienta, didaticamente, a executiva de Bem-estar Animal, Sandra Regina Schmidt Spieker Bellato.
Ação especial para castração de mais de 30 gatos do Condomínio Ponte Grande
Uma ação de parceria entre a Organização Não Governamental (ONG) Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa) e a Coordenação de Bem-Estar Animal está em andamento nesta sexta-feira (25 de abril), agraciando moradores do Condomínio Ponte Grande, bairro Várzea, onde residem aproximadamente 200 famílias, realocadas das regiões de obras viárias e sanitárias do Complexo Ponte Grande. São 32 gatos destinados à castração. As famílias não possuem condições financeiras ou logísticas de deslocamento. “Nós buscamos e trouxemos para a Coordenação. Estão sendo castrados e serão devolvidos no Condomínio”, observa a executiva de Bem-estar Animal, Sandra Regina Schmidt Spieker Bellato.
Feira de Adoção no próximo sábado - 26 de abril
Geralmente, a Prefeitura de Lages/Coordenação de Bem-Estar Animal participa, com animais da Coordenação, de Feiras de Adoção organizadas por Organizações Não Governamentais (ONGs) protetoras de animais atuantes de maneira voluntária. A primeira Feira organizada pela Coordenação de Bem-Estar Animal será neste sábado 26 de abril, na Escola Municipal de Educação Básica Santa Helena.
Resposta urgente a um problema constante: Criação da Coordenação na reforma administrativa
O Poder Executivo Municipal criou a Coordenação de Bem-estar Animal, correspondendo a uma demanda não limitada somente a animais de rua e animais vítimas de maus-tratos, mas para oferecer respostas de saúde pública e social. Problemas como a proliferação de doenças e condições sociais nas comunidades, estão inerentes à existência de um grande número de animais de rua. Texto - Projeto de Lei Complementar (P.L.C.) nº: 01/2025, aprovado na Câmara de Lages e sancionado pela prefeita Carmen Zanotto - Lei Municipal Complementar nº: 643/2025 - trata da reforma administrativa da gestão 2025/2028.
Atribuições da Coordenação de Bem-Estar Animal
Entre as tarefas da Coordenação de Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Lages, está a responsabilidade de promover castrações gratuitas de animais [gatos e cães] sem raça definida, e dos pertencentes à raça pitbull, bem como fiscalização de maus-tratos, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, já que os fiscais de tal demanda estão ligados a esta pasta municipal; controle de zoonoses, como raiva, esporotricose e leptospirose, por pesquisa de casos e educação; recolhimento de animais de rua em necessidade de atendimento ou castrações; recolhimento de animais com suspeita de raiva, e encaminhamento de animais para necropsia no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para controle de doenças.
O setor recebe denúncias pela população e as averigua após o denunciante enviar o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado virtualmente ou pessoalmente com a Delegacia de Polícia Civil. Aliás, são recebidas e absorvidas solicitações da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros.
Providências desta repartição pública: Formulação, articulação, coordenação e monitoramento, em todo o território do município, das políticas públicas de proteção animal, coordenando, junto a todos os órgãos municipais e entidades, a propositura e a implementação de ações voltadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais; gerenciamento de atividades clínicas, supervisão de equipes veterinárias e garantia do cumprimento da legislação de proteção animal e de atendimento adequado aos animais resgatados, e implementação de protocolos de tratamento, verificação da necessidade de atualização dos procedimentos e atuação em parceria com órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs) para reabilitação, bem-estar e adoção responsável dos animais vítimas de maus-tratos.
Coordenação de Bem-Estar Animal: Funcionamento de segunda a sexta, sem intervalos, no bairro Tributo
Localizada na rua Aníbal Afonso de Athayde, nº: 1.300, bairro Tributo, a Coordenação de Bem-Estar Animal presta atendimento de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, ininterruptamente.
Meios/canais de contato
Os cidadãos interessados nos serviços da Coordenação de Bem-Estar podem acessar a equipe por dois canais - telefone e Instagram. 3251-7975/@cobea_lages.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!