Equipe extra continua reforçando manutenção de ruas não pavimentadas
22/04/2025 17:10:12
Foto: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 22/04/2025 17:10:12
Equipe extra continua reforçando manutenção de ruas não pavimentadas
Após atender Habitação, Várzea, Morro Grande e bairros adjacentes, equipamentos e servidores chegaram nesta terça-feira (22 de abril) ao Jardim Panorâmico. Logo após, cronograma avançará para Penha e São Miguel
Os serviços de revestimento primário de ruas não pavimentadas em Lages estão entre os mais solicitados na Secretaria de Obras e Infraestrutura. Os pedidos incluem patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação do material. As equipes estão na linha de frente na manutenção constante de todo o perímetro urbano.
Há cerca de dez dias, com a integração de mais uma equipe, vem sendo possível reforçar as atividades. Além do cronograma estabelecido por regiões, executado por equipes da força-tarefa e que já passou por quase 250 quilômetros de ruas não pavimentadas em 22 bairros da cidade, agora mais endereços estão sendo incluídos no planejamento diário, de acordo com as demandas registradas na Central de Atendimento da Secretaria.
Com agilidade, a equipe extra está se deslocando para executar melhorias nos locais de maior urgência, em ruas que necessitam de manutenção básica. Desde o início dos trabalhos, já foi possível atender a Habitação e Várzea, além do Morro Grande e bairros adjacentes. Já nesta terça-feira (22 de abril) é o bairro Jardim Panorâmico que está em execução. E para as próximas etapas estão previstos os bairros Penha e São Miguel.
A equipe extra é formada por uma motoniveladora (patrola) e um caminhão basculante (caminhão com caçamba para transporte de cargas), ambos da frota da Secretaria de Obras e Infraestrutura, e um rolo compactador alugado. “Com isso, conseguimos ampliar nossa área de atuação, já que as equipes da força-tarefa se encontram em outra parte da cidade”, resume o secretário Cleber Machado Arruda.
O reforço da equipe extra acontece especialmente em vias onde não é necessário fazer a distribuição de revestimento (britas e cascalho). O foco desta nova frente de trabalho está em compactar o material já existente e solucionar buracos causados pela ação do tempo e falta de manutenção.
Além do cronograma já definido, o grupo seguirá à disposição para auxiliar nas regiões onde houver maior necessidade. “Até que todos os bairros sejam contemplados pela força-tarefa, a equipe extra vem suprir uma lacuna importante já que temos muitas demandas represadas de anos anteriores, resultantes da falta de manutenção que, por sua vez, deve ser frequente”, finaliza o secretário.
Aquisição de equipamentos
Enquanto promove soluções alternativas, a Secretaria de Obras e Infraestrutura também já está providenciando a aquisição de novos equipamentos e veículos. Em breve, três caminhões basculantes, uma motoniveladora, uma escavadeira, uma retroescavadeira e um rolo compactador devem se somar à frota atual. Um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões para incrementar e acelerar ainda mais as atividades.
Texto: Priscila Dalagnol
Foto: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!