Mais de 600 crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social grafitam muros de três CRAS e da Praça do CEU através do projeto Grafhixarte
17/04/2025 14:44:53
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 17/04/2025 14:44:53
Mais de 600 crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social grafitam muros de três CRAS e da Praça do CEU através do projeto Grafhixarte
Crianças e adolescentes com supervisão da professora, muralista, facilitadores sociais e educadores sociais coloriram com pigmentos, rolinhos, pincéis e spray para grafite os muros de três CRAS e da Praça do CEU
O grafite é uma arte que transforma espaços em galerias a céu aberto, refletindo a cultura, as emoções e a identidade da sociedade. Nascido nas ruas, esse estilo artístico carrega uma rica história de resistência e inovação, utilizando sprays, rolinhos, pincéis e técnicas diversas para criar obras impactantes.
Com vivências artísticas e de valores, leituras de imagens, reflexões sobre seu papel na sociedade, percepção da realidade, expectativas de vida futura e aulas práticas de grafite, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social, grafitaram os muros dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS IV, VII, VIII) e Praça do CEU, localizada ao lado do Ginásio Jones Minosso.
Com destinação de verbas do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a ação foi possível por meio do Projeto Grafhixarte, com a participação de 640 crianças e adolescentes das oito unidades do CRAS, com idades entre 6 a 17 anos, que tiveram iniciação à técnica do grafite. O objetivo de se tornarem artistas conhecidos pela comunidade, assumindo um compromisso com a sociedade de cuidar e preservar o espaço público.
A prefeita Carmen Zanotto esteve presente na Praça do CEU e reafirmou o compromisso e cuidado com o bem público da gestão da Prefeitura de Lages. “Os ensinamentos e inserção de crianças e jovens fazem a diferença no futuro do município, reforçar a eles a importância com o bem público já na formação é fundamental para o futuro”, comenta a prefeita.
Para a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, a iniciação ao grafite entre crianças e adolescente, sempre de forma consciente, cultural e artística também é de suma importância para se ter espaços mais bonitos e agradáveis.
O tema escolhido foi sobre a cultura de Lages: “Se eu cuido de mim, cuido do meu corpo e me preservo, também cuido da minha casa e da minha cidade, construindo mais autonomia e vínculos comunitários”, diz.
Os alunos participaram de oficinas, as atividades contaram com músicas, histórias sobre o grafite, orientações que explanam sobre a diferença entre o grafite e a pichação, desmistificando a arte urbana e trazendo o muralista como profissão, além de tarefas para fazerem em casa e o alfabeto utilizado no grafite, para que conheçam e treinem a grafia das letras.
Texto e fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!