De olhos vermelhos, de pelos branquinhos... a família Coelho invadiu o Calçadão da Praça João Costa e trouxe várias opções de artesanato para deixar a Páscoa dos lageanos ainda mais encantada
Como mais uma opção de renda, as artesãs do grupo Arte nos Bairros, vinculado à Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, estão presentes na casa do Coelho instalada no Calçadão desde o dia 12 de abril, ofertando uma variedade de itens decorativos para essa data tão especial.
O Coelhinho é figura cativa da Páscoa, encantando adultos e crianças com toda ludicidade que a data carrega. A primeira edição da Doce Páscoa enalteceu a magia desta época do ano e tomou conta da área central. A decoração espalhada por todo o calçadão e Praça João Ribeiro – Praça da Catedral – é um charme à parte, embelezando ainda mais a cidade e mexendo com a imaginação de todos que por ali passam.
A casa do Coelho ganhou o reforço das mãos das artesãs que compõem o grupo Arte nos Bairros que, entre guirlandas, ovos coloridos, o casal Senhor e Senhora Coelho e filhotinhos, cenouras, orelhas felpudas, panos de prato, toalhas de mesa, tapetes e muitos outros itens, deixaram o espaço ainda mais charmoso.
Para a secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte, a iniciativa valoriza o trabalho das artesãs e as incentiva para que sigam produzindo as peças. “Cada item exposto é uma verdadeira obra de arte e mostra o talento das artesãs lageanas. Espaços como este, no Doce Páscoa, fortalecem a economia local e enaltece o trabalho das artesãs que vão para os bairros incentivar o conhecimento das mulheres, para que sigam produzindo peças artesanais desenvolvidas na comunidade”, comenta.
Cerca de 30 mulheres participam das aulas e oficinas oferecidas no curso de artes manuais do projeto Artes nos Bairros que acontecem uma vez por semana, às segundas-feiras, das 14h às 17h, na praça de alimentação do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini.
A artesã Malu Coser é uma das responsáveis em cuidar da Casa do Coelho e atender aos visitantes. Ela conta que, das mais de cem peças expostas, trouxe pelo menos dez itens feitos com todo cuidado e dedicação. “As pessoas entram aqui e ficam encantadas com os detalhes de cada item decorativo, feitos com muito carinho e amor ao artesanato, o que reflete no resultado final de cada peça. O curso nos beneficia em vários aspectos da nossa vida e é maravilhoso participar dos momentos de integração com grupo”, conta.
Sobre o Artes nos Bairros
Uma vez por semana as artesãs reúnem- se na praça de alimentação do Mercado Público para momentos de socialização de ideias e inspirações para a confecção de novos ornamentos. Elas pegam os moldes dos itens que desejam replicar, cortam as peças e recebem as instruções necessárias das professoras do curso. Para participar, basta que a interessada leve seu kit de materiais de artesanato. A condução das atividades conta com o apoio da equipe e das demais participantes, que se ajudam mutuamente ao longo das aulas.
O conteúdo abrange diversas técnicas artesanais, como pet aplique, bordado, pintura em pano de prato e linho, além da confecção de bonecas, coelhos e artigos em tricô e crochê. Em datas comemorativas, como Páscoa e Natal, são oferecidas oficinas temáticas especiais. Os produtos confeccionados durante o curso, assim como os de outras artesãs da comunidade, são disponibilizados para venda em um dos boxes localizados em frente à praça de alimentação, dentro do Mercado Público. Cada peça recebe uma etiqueta com o nome da artesã, e o valor arrecadado é repassado integralmente a ela ao final de cada mês. A única taxa descontada é a referente ao uso da máquina de cartão para as vendas.
Atualmente, o grupo conta com quatro pontos de venda: box principal, no interior do Mercado Público; box com artigos da cultura serrana, como quadros e lembranças mais rústicas voltadas a visitantes; loja parceira, que comercializa produtos semelhantes, mas sem vínculo direto com o curso; e o box na lateral da Praça João Costa, junto ao posto da Polícia Militar.
Texto: Silviane Brum com contribuição de Leonardo Machado
Fotos: Lucas Centenaro
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!