Unidades municipais de ensino promovem ações de Páscoa
17/04/2025 11:41:20
Fotos: Fábio Pavan e Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Educação 17/04/2025 11:41:20
Unidades municipais de ensino promovem ações de Páscoa
Ações tem caráter pedagógico e contribuem para estimular o espírito de solidariedade e comunhão nas crianças e estudantes
As unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação vem promovendo uma série de ações alusivas ao período de Páscoa. As ações têm caráter pedagógico e visam estimular o espírito de solidariedade e comunhão, características do período, nas crianças e estudantes.
No Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Vivaldino Silva Lourenço, no bairro Promorar, o espírito da Páscoa contagiou direção, professores, colaboradores e crianças. Com o auxílio de professores e cozinheiras, as crianças produziram bolachas de Páscoa, que foram degustadas em um café da manhã especial e divididas entre colegas e familiares.
As crianças do Maternal I encenaram a partilha do pão, momento retratado na Bíblia em que Jesus Cristo divide o alimento entre os apóstolos na ceia de Páscoa. Denominados de amigos de Jesus, os pequenos passaram por todas as salas de aula e refeitório, reencenando o momento.
São muitas as instituições e empresas do município que desenvolvem ações beneficentes em parceria com as unidades de ensino. No caso do Ceim Vivaldino Silva Lourenço, em parceria com o grupo de meninas, Filhas de Jó, foram confeccionadas cestinhas de Páscoa, repletas de chocolates, guloseimas e as bolachas feitas pelas próprias crianças. Nesta semana, as meninas do grupo, acompanhadas do coelhinho da Páscoa, entregaram as cestinhas nas salas de aula do Ceim. A alegria e encanto das crianças era visível.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destaca a alegria de vivenciar as ações de Páscoa realizadas nas unidades. “É inspirador ver o cuidado, a criatividade e o carinho com que cada detalhe foi pensado por toda a equipe. Mais do que celebrações, essas ações são momentos que fortalecem os vínculos, despertam valores como solidariedade e esperança, e tornam o ambiente escolar ainda mais acolhedor para nossas crianças. Parabéns a todos os envolvidos por transformar a Páscoa em um tempo de afeto e significado”, ressalta o secretário.
A diretora do Ceim Vivaldino Silva Lourenço, Janaína Medeiros, destaca o objetivo das ações de Páscoa. “É um processo que estamos construindo há bastante tempo. Tentamos estimular nas crianças o verdadeiro sentido da Páscoa, de partilha união. Os pequenos levam as bolachas pra casa, dividem com os familiares e podem dizer que foram elas mesmas que fizeram”, ressalta Janaína.
A pequena Naomi Marcele dos Santos, de 4 anos, aluna do Pré II, valorizou a experiência. “Fiz muitas bolachas. Eu amassei, fiz o formato direitinho e estava uma delícia”, relata.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Fábio Pavan e Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!