Operação tapa-buraco chega à localidade de Santa Terezinha do Salto
17/04/2025 11:26:28
Foto: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 17/04/2025 11:26:28
Operação tapa-buraco chega à localidade de Santa Terezinha do Salto
Em aproximadamente 100 dias de trabalho, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já atendeu as principais ruas, avenidas e acessos do perímetro urbano, além de parte dos bairros da cidade. Cerca de 1.500 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas em reparos emergenciais
Diferente das equipes de revestimento primário (patrolamento, cascalhamento, distribuição de brita e compactação do material), que atuam por regiões devido ao tipo de serviço e à demanda generalizada em todos os bairros, as equipes de tapa-buraco se movimentam pelo perímetro urbano e localidades adjacentes, atendendo os principais focos mapeados.
Depois de concluir a primeira parte do planejamento, passando pelas principais ruas, avenidas e acessos da cidade, o grupo migrou para a etapa seguinte: Os bairros, onde continuam efetuando reparos em diversas ruas de Lages. A novidade é que, paralelamente a este serviço, as equipes também foram mobilizadas para a localidade de Santa Terezinha do Salto Caveiras.
Os serviços estão em andamento pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e devem continuar pelos próximos dias. “A comunidade do Salto Caveiras aguardava por esta manutenção. Era uma solicitação dos moradores e da própria prefeita Carmen Zanotto, que priorizássemos este que é um dos locais turísticos de nosso município. Iniciamos o trabalho nesta quinta-feira (17 de abril) e percorreremos cerca de seis quilômetros que integram os acessos de entrada e saída da localidade”, destaca o secretário Cleber Machado Arruda.
A correção dos buracos é feita de duas maneiras, com asfalto frio ensacado, que não requer preparo prévio do solo, e com massa asfáltica quente proveniente de usinagem, em parceria com a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, o Cisama. Com isto, é possível recuperar qualquer tipo de superfície com a durabilidade e a agilidade desejadas.
Até o momento, em aproximadamente 100 dias de trabalho, a prefeitura fez um verdadeiro mutirão, alcançando as avenidas Belisário Ramos, Benjamin Constant, Castelo Branco, Das Torres, Dom Pedro II, Duque de Caxias, Juscelino Kubitschek, Papa João XXIII, Primeiro de Maio, Santa Catarina e Sete de Setembro, além do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera.
Os esforços da operação tapa-buraco também já passaram por todos os trechos de entrada e saída da cidade e por diversos bairros, onde seguirão trabalhando. O balanço do material utilizado até o momento impressiona: Foram contabilizadas cerca de 1.500 toneladas de massa asfáltica na execução destes reparos emergenciais. O cronograma não tem prazo para acabar e avançará pelos próximos meses, até que todas as regiões sejam beneficiadas.
Texto: Priscila Dalagnol
Foto: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!