Equipe da Semasa instala novo dispositivo para bombeamento de água no Salto Caveiras
16/04/2025 16:51:24
Fotos: Iago Matias
Semasa 16/04/2025 16:51:24
Equipe da Semasa instala novo dispositivo para bombeamento de água no Salto Caveiras
Medidas foram tomadas para acabar com o problema de desabastecimento de água naquela localidade. Agora, com a instalação do novo equipamento, houve um aumento significativo na cobertura das mais de 130 ligações de água
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), instalou o novo aparelho para bombeamento de água com maior capacidade de vazão, na localidade do Salto Caveiras. Os trabalhos foram iniciados na manhã de terça-feira (15 de abril) e concluídos à tarde.
Após a chegada dos equipamentos necessários (bomba, conexões e tubos), a execução dos trabalhos foi relativamente rápida e envolveu a cooperação da equipe da Semasa e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama). Além do dispositivo para bombear a água, a instalação de um novo barrilete – tubos que saem da bomba e se ligam no cavalete do poço artesiano – impulsionou o volume de água para os reservatórios.
De acordo a Diretora-Presidente da autarquia, Paula Cristina Pinheiro Granzotto, os trabalhos foram realizados em tempo hábil. “A comunidade do Salto Caveiras sofria com a intermitência de abastecimento de água desde novembro de 2024. Com a aquisição e instalação deste novo equipamento, haverá a regularização da captação e da distribuição de água na região. A Defesa Civil sempre nos apoiou levando agua à comunidade que nunca ficou desassistida”, conta.
Dessa maneira, a bomba e os tubos foram trocados. Foi instalada uma nova bomba de 10hp de potência e 114 metros de tubos (19 barras) de duas polegadas cada, totalizando uma profundidade de 116 metros (tubos + bomba). O antigo equipamento era composto por uma bomba de 7,5hp instalada a cerca de 66 metros de profundidade, com tubos de uma polegada e meia. “No início desse ano, foi tomada a ação de aprofundar essa bomba ainda mais, com adição de mais cinco barras de tubos, alcançando a profundidade total de 90 metros. No entanto, a vazão que antes estava por volta de um litro de água por segundo (L/s), passou a fornecer somente 0,6L/s nos últimos dias”, explica Mylena Fernandes, assessora de captação e distribuição de água da Semasa.
Agora, a nova vazão de captação de água está estimada em 3,24L/s. “Durante e após a operação foi verificada a presença de uma perfuração na tubulação antiga. Essa perfuração estava comprometendo todo o abastecimento e distribuição de água, pois diminuía a eficiência do processo e gerava perdas significativas de água. Assim, os reservatórios não conseguiam ser adequadamente abastecidos”, reitera.
Hoje, após as devidas operações, Mylena afirma que os reservatórios foram abastecidos em sua capacidade máxima e tanto a captação, quanto os reservatórios estão em pleno funcionamento. Os três reservatórios de água da Semasa têm capacidade de 20 metros cúbicos cada, totalizando 60 metros cúbicos de água, ou seja, 60 mil litros. O próximo passo, é a perfuração de mais um poço artesiano. “Hoje o abastecimento do Salto Caveiras está dividido em duas regiões, com dois poços artesianos e, com o apoio de um terceiro, poderemos redirecionar o abastecimento de água, dando maior cobertura aos moradores”, destaca Mylena. A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil atuou ao lado das equipes da Semasa durante todo esse processo, para garantir o abastecimento da região, levando semanalmente bolsas de água aos moradores.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Iago Matias
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!