Lageanas em Ação estará na localidade Cadeados com cuidados e acolhimento às mulheres
16/04/2025 10:39:33
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Políticas para a Mulher 16/04/2025 10:39:33
Lageanas em Ação estará na localidade Cadeados com cuidados e acolhimento às mulheres
Mais uma ação da Prefeitura , por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, com serviços de saúde, bem-estar e informação ao público feminino, entre exames preventivos; vacinação; testes rápidos; auriculoterapia; distribuição de mudas de plantas, hortaliças e flores, e uma roda de conversa sobre direitos
A segunda edição do projeto Lageanas em Ação acontecerá na localidade Cadeados, no dia 26 de abril, com uma programação especial direcionada às mulheres da região. A ação é promovida pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso e Secretaria da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Fórum Regional da Economia Solidária. O evento será realizado das 14h às 17h, no salão da Igreja de Cadeados. O acesso é pela Estrada Geral de Cadeados.
A agenda começará com uma declamação, seguida de uma tarde dedicada à informação, conhecimento, cuidado com a saúde, bem-estar e ao enaltecer feminino. Durante toda a ação serão oferecidos serviços gratuitos, como vacinação, exames preventivos, testes rápidos e sessões de auriculoterapia, um tratamento alternativo de busca ao equilíbrio físico e emocional por meio da estimulação de pontos específicos da orelha.
Haverá também atividades físicas, rodas de conversa, momentos de escuta e orientações sobre os direitos das mulheres, com informações sobre os serviços disponíveis pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso.
As participantes poderão ainda conhecer iniciativas de economia solidária, que incentivam a autonomia financeira feminina, participar de sorteios de brindes e desfrutar de um café especial, com apoio do Banco de Alimentos, além de levar para casa mudas de plantas, flores e hortaliças plantadas, cultivadas e disponibilizadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, tornando a tarde ainda mais humanizada e significativa.
Levar informação, atenção e cuidado a todas as regiões do município é um compromisso da gestão. Resguardar o acesso a serviços e orientações é essencial para fortalecer vínculos comunitários e promover dignidade.
Um exemplo marcante da importância destas ações aconteceu na edição anterior e primeira do Lageanas em Ação, quando uma senhora de 68 anos, moradora da localidade Salto Caveiras, estreou em um evento ligado à saúde da mulher, e saiu com uma requisição para fazer o exame de mamografia pela primeira vez. Este tipo de história reforça o quanto é fundamental chegar aonde mais se precisa - e como ações simples podem, de fato, transformar realidades. “É nosso dever garantir que nenhuma mulher fique para trás. Estas ações não são apenas eventos, são oportunidades de transformação, de cuidado e bem receber. Levar estes serviços até as regiões mais distantes é proporcionar acesso, dignidade e o direito à informação. Isto é o que nos move”, lembra a prefeita Carmen Zanotto.
Espaços inevitavelmente geradores de bons frutos. “Profundamente tocante ver mulheres que muitas vezes nunca tiveram acesso a este tipo de cuidado escutando, perguntando, demonstrando interesse. A informação enobrece o ser. Emocionante observar o brilho nos olhos de quem se sente acolhida, ouvida e respeitada. O que nos mostra estarmos no caminho certo”, ressalta a secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.
Saúde em alerta, abordada como prioridade. “Estamos muito felizes em promover mais uma edição desta ação incrível, voltada para a saúde e ao bem-estar das mulheres. Estamos apoiando a Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, pois acreditamos ser um bem comum. Juntas, estamos oferecendo serviços essenciais, assegurando que a saúde e a informação cheguem a todas as mulheres. Cada uma merece ter acesso ao cuidado que precisa, e estamos aqui para apoiar e fortalecer seus direitos”, salienta a secretária da Saúde, Susana Zen.
Texto: Leonardo Machado
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!