Comitê Paralímpico Brasileiro visita Lages para avaliar criação de Centro de Referência Esportiva
15/04/2025 17:39:01
Fotos: Rafael Araldi
Esporte 15/04/2025 17:39:01
Comitê Paralímpico Brasileiro visita Lages para avaliar criação de Centro de Referência Esportiva
Parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME) pode transformar a cidade em polo do paradesporto para crianças e jovens com deficiência. Avaliação técnica é a etapa inicial do projeto
Lages está no radar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para se tornar sede de um Centro de Referência de Treinamento Paralímpico. Representantes do comitê estiveram nesta terça-feira (15 de abril) na cidade visitando a Fundação Municipal de Esportes (FME) para discutir a implantação do polo, que visa ampliar o acesso ao esporte para crianças e jovens com deficiência.
O projeto funcionará como um termo de cooperação entre o CPB e a prefeitura, por meio da FME, com foco na iniciação esportiva e no desenvolvimento de talentos no paradesporto. A estrutura conta com apoio do comitê para fornecimento de professores especializados, materiais esportivos e capacitação de profissionais locais.
“A gente normalmente vai para os locais que já têm uma estrutura e um trabalho funcionando. O que nos fez vir a Lages foi o trabalho desenvolvido pelo professor Augusto e pela ASESPP, que já vem sendo desempenhado ao longo dos anos”, destaca João Paulo Casteleti Souza, gerente de desenvolvimento esportivo do CPB. “Deixamos claro a importância da acessibilidade a todos os locais. Essa nova reestruturação para receber o Parajasc será fundamental para deixar um legado e seguir com o trabalho para as pessoas com deficiência”, completa.
O Superintendente da FME, Tyrone Machado, também ressaltou a importância da iniciativa e o potencial da cidade para se tornar uma referência regional. “O corpo técnico de Lages é muito bom. Temos profissionais de qualidade, basta apenas ter essa capacitação para que eles também possam trabalhar com a mesma qualidade no paradesporto, como outros grandes profissionais que já atuam na cidade”, afirma.
As modalidades paralímpicas que poderão ser inseridas no centro de treinamento serão definidas em conjunto com entidades esportivas da cidade. Entre as opções avaliadas estão o atletismo, paranatação, vôlei sentado, tênis de mesa, parajudô, parataekwondo, paraciclismo, entre outras.
Com a possibilidade de expansão para outros municípios da região, Lages pode se consolidar como um polo de referência no esporte paralímpico, promovendo inclusão, qualidade de vida e novas oportunidades para jovens e crianças com deficiência.
Texto e fotos: Rafael Araldi
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!