Coelhinhos fazem a alegria de estudantes da rede municipal na Doce Páscoa
15/04/2025 16:01:31
Fotos: Lucas Centenaro
Eventos 15/04/2025 16:01:31
Coelhinhos fazem a alegria de estudantes da rede municipal na Doce Páscoa
A presença dos coelhos na Doce Páscoa proporciona momentos de muita fofura e conscientização aos alunos do sistema municipal de ensino sobre os cuidados e respeito aos animais
Estudantes da rede municipal de ensino tiveram um dia especial nesta terça-feira (15 de abril), com direito a pipoca, algodão doce, brincadeiras, visita à Casa do Coelho e muita diversão. Os passeios fazem parte das festividades da Doce Páscoa, que segue com a programação até a próxima segunda-feira (21).
Pela manhã, cerca de 30 alunos do 3º e 5º anos da Escola Municipal de Educação (Emeb) Bom Jesus, estiveram no calçadão. A tarde foi a vez das turmas do 2º e 4º ano da Emeb Prefeito Waldo Costa, mais de 50 estudantes, visitarem a Doce Páscoa.
De acordo com a professora da Emeb Bom Jesus, Viviane Pereira, as crianças vivenciaram momentos que ficarão na memória. “Não é sempre que conseguimos sair da rotina da escola e traze-los para esse tipo de atividade. Eles ficaram encantados, amaram essa experiência e cada cantinho da decoração. O calçadão está lindo e esse evento voltado às famílias, principalmente às crianças, mantem viva a magia que a Páscoa traz”, diz a professora.
Par dar mais ludicidade ao espaço, que já conta com decoração espalhada por todo o calçadão com coelhos e ovos gigantes, elementos que despertam o imaginário infantil e a árvore decorada com mais de oito mil ovos, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), trouxe alguns coelhinhos para fazer a alegria da criançada.
Anexo à Casa do Coelho, um espaço foi especialmente preparado para receber coelhinhos que ficarão expostos até a próxima terça-feira (15). O cercado dispõe de toda segurança e conforto necessários para que os animais, devidamente cuidados, fiquem expostos por alguns períodos, sem que resulte em estresse aos bichinhos. “Eles ficam por, no máximo, quatro horas no cercado e depois os tiramos da movimentação para descansarem. A ideia é trazer conscientização a todos os visitantes da Doce Páscoa, sobre os cuidados e o respeito aos animais”, explica a coordenadora do Cobea, Sandra Bellato.
A todo momento, orientações sobre o manejo e cuidados com a alimentação dos coelhinhos são reiteradas pelas equipes da secretaria de Turismo, da Educação e do Cobea. “Essa é uma ação conjunta e orientamos as crianças a não gritarem próximo ao cercado, bem como as maneiras corretas de alimentá-los. É preciso haver esse ensinamento para entender que eles são seres vivos como nós e a diferença está somente na questão do raciocínio, pois eles também sentem e sofrem. Por isso, precisamos cuidar e respeitar todos os animais”, enfatiza Sandra.
Os coelhos foram cedidos por um criador, sem custo algum e, até a próxima terça-feira, ficarão sob a supervisão das equipes da Doce Páscoa. A programação dos passeios das escolas, sendo duas por dia, seguem até a próxima quinta-feira (17).
Texto: Silviane Brum
Fotos: Lucas Centenaro
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!