Iniciativa da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, é um espaço de acolhimento para mulheres que cuidam de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, deu início a uma importante iniciativa voltada à valorização, ao acolhimento e ao fortalecimento emocional de mulheres, mães e cuidadoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Projeto Florescer surge como uma ação inovadora e sensível, que visa criar uma rede de apoio segura, afetiva e especializada, oferecendo orientação, escuta ativa e valorização da identidade dessas mulheres, muitas vezes invisibilizadas em suas jornadas.
Nesta edição, ao longo de dez encontros, o projeto proporcionará vivências transformadoras por meio de rodas de conversa, oficinas de desenvolvimento pessoal e espaços de escuta ativa. Será voltado especialmente para a rede de suporte direto às crianças com TEA, com foco em instituições do meio e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O encontro terá como objetivo a introdução à proposta e a construção coletiva do cuidado e do acolhimento. “Sabemos da dedicação imensa dessas mães e do quanto é necessário garantir políticas públicas que as envolvam e valorizem. O Projeto Florescer é um passo significativo para que elas possam sentir-se acompanhadas, reconhecidas e fortalecidas em sua caminhada”, ressalta a prefeita Carmen Zanotto.
Com embasamento em abordagens da Psicologia Positiva, da saúde mental, da maternidade atípica e do desenvolvimento humano, o Projeto Florescer trabalhará diretamente com temas essenciais para o empoderamento feminino e a valorização pessoal.
Encontros de acolhimento e conscientização
Oficinas de desenvolvimento pessoal
“A mulher, especialmente a mãe, tem uma força que muitas vezes não reconhece por estar sobrecarregada com as exigências do cotidiano. O Projeto Florescer é um convite ao olhar para si, ao reencontro com o próprio valor. Queremos que cada mãe se sinta respeitada, acolhida e fortalecida”, afirma a secretária da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.
“A minha experiência com crianças autistas e suas mães me mostrou que a jornada de ser mãe atípica é um desafio. As mães, na maioria das vezes, se sentem isoladas e sobrecarregadas. O apoio emocional, o compartilhamento de experiências e a formação de uma rede de solidariedade são essenciais para o bem-estar dessas mulheres. Este projeto busca contribuir, proporcionando um espaço seguro onde as mães possam se sentir compreendidas e apoiadas, em um espaço de fala”, destaca Ana Cláudia Bevacqua, psicóloga que integra a equipe de referência da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso.
As próximas edições, serão abertas à participação de qualquer mulher cuidadora e já é possível se inscrever diretamente na Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, pelo número (49) 3019-7454 ou, pelo WhatsApp no número (49) 98402-9413, que funciona 24 horas.
Em Santa Catarina, segundo a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), mais de 13 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão matriculados na rede estadual de ensino em 2025. Mas, por trás desses dados, existem realidades vividas de forma intensa — crianças que enxergam o mundo de um jeito singular e mães que se desdobram para acompanhar cada passo dessa trajetória. São jornadas marcadas por incertezas, descobertas e, muitas vezes, solidão.
O Projeto Florescer nasce justamente desse reconhecimento: de que ninguém deveria passar por isso sozinha. Ao oferecer apoio, escuta e conexão, o projeto acolhe essas mulheres não apenas como mães, mas como pessoas que também merecem cuidado e espaço para existir com leveza. Porque quando essas mulheres são vistas e valorizadas, a vida delas, e das crianças que caminham ao seu lado, ganha novas cores. E, aos poucos, é possível construir uma sociedade mais empática e inclusiva.
Texto: Leonardo Machado
Arte: João Custódio Maciel
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!