Professores participam de formação sobre Educação para a Sustentabilidade no Parque Natural Municipal
14/04/2025 15:51:51
Fotos: Allan Borges
Serviços Públicos 14/04/2025 15:51:51
Professores participam de formação sobre Educação para a Sustentabilidade no Parque Natural Municipal
Espaço de preservação ambiental de Lages acolhe a segunda edição da formação continuada com foco no planejamento escolar e uso de material didático sobre a fauna e flora local
O Parque Natural Municipal (Parnamul) sediou, nesta segunda-feira (14 de abril), a segunda edição da formação continuada destinada aos professores do componente curricular de Educação para a Sustentabilidade, da Rede Municipal de Ensino. A atividade é organizada mensalmente pela Secretaria da Educação.
Nesta edição, os estudos foram realizados diretamente no espaço de conservação ambiental, com o objetivo de aproximar os educadores da realidade do Bioma Mata Atlântica, além de proporcionar vivências práticas relacionadas à fauna e à flora do município. O tema central da formação foi o planejamento escolar, com foco nas possibilidades didáticas que o Parque oferece para o ensino da disciplina.
Durante a atividade, os participantes receberam um kit com três cartilhas educativas, elaboradas na segunda etapa do projeto Viva o Parnamul. O material foi produzido por estudantes bolsistas dos projetos de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob supervisão de professores e coordenação conjunta com o Parque Natural. Os conteúdos abordam o bioma, os animais e as plantas nativas da região, e serão utilizados também com os estudantes durante as visitas escolares à unidade de conservação.
Na programação do encontro, os professores conheceram parte da trilha ecológica do Parque e participaram das oficinas aplicadas às turmas escolares que realizam agendamento prévio com a Secretaria da Educação. Desde agosto do ano passado, mais de 400 alunos já foram atendidos por meio do projeto, que combina trilha guiada e oficinas de Educação Ambiental.
A professora do componente de Educação para a Sustentabilidade, Dadryhan Ribeiro, que atua nas Escolas Municipais de Educação Básica São Vicente e Santa Helena, destaca a importância das atividades realizadas no local. “Aulas práticas, quando temos essa oportunidade, fazem toda a diferença. O Parque Natural é uma escola viva. É diferente de um slide, de uma foto. Agrega ainda mais ao que levamos para a sala de aula e juntar teoria e prática é o mais bacana”, avalia.
Texto e Fotos:Allan Borges
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!