Aulão Conviver: mais de cem idosos atendidos pelos CRAS e grupos de convivência participam de atividades físicas no Mercado Público
11/04/2025 10:08:52
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 11/04/2025 10:08:52
Aulão Conviver: mais de cem idosos atendidos pelos CRAS e grupos de convivência participam de atividades físicas no Mercado Público
Exercícios físicos, tradicional bingo, guloseimas, e muita descontração marcaram o primeiro aulão do Programa Conviver deste ano
Disseminar a importância da prática regular de exercícios físicos para a manutenção da qualidade de vida e da saúde. Com este propósito, o Programa Conviver reuniu mais de cem idosos no Mercado Público Osvaldo Uncini na quinta-feira (10 de abril), para o primeiro aulão deste ano.
Estiveram presentes idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS II Maria Aparecida Gomes, do CRAS IV Mercedes Darodda Varela, do CRAS VII Manoel Bernadete de Lima e de alguns grupos de idosos, entre eles: Frei Rogério, Girassol, Associação dos Aposentados, Santa Maria, Praça do CEU, Várzea, Habitação e Caravágio.
No aulão foram realizados alongamentos, movimentos para articulações e postura, exercícios aeróbicos e dança. Loco após, a recreação da tarde foi com o tradicional bingo e distribuição de vários brindes, acompanhado de uma mesa com guloseimas para adoçar a tarde.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Destacando o trabalho realizado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Programa Conviver, a prefeita Carmen Zanotto reafirma o compromisso com quem já trabalhou muito. “Estamos no caminho certo, especialmente com as pessoas idosas, que é ofertar programas sistemáticos que estimulem a prática do exercício físico”, comenta a prefeita.
Os serviços ofertados nos CRAS são focados em desenvolver atividades que propiciem aos participantes o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários. “Visualizar mais de cem idosos envolvidos, com certeza nos fortalece para continuar o trabalho com muito carinho”, salienta a secretária Inês das Graças Salmória.
Locais dos Centros de Referência de Assistência Social:
CRAS I: Rua Lauro Liz Costa, s/nº - Bairro Popular
CRAS II: Rua Visconde de Cairú, nº: 249 - Bairro Centenário