Secretaria da Educação realiza Encontro de Formação Continuada e Permanente com professores dos polos do Atendimento Educacional Especializado
10/04/2025 14:21:26
Fotos: Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Educação 10/04/2025 14:21:26
Secretaria da Educação realiza Encontro de Formação Continuada e Permanente com professores dos polos do Atendimento Educacional Especializado
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) realiza ações de atendimento especial e individualizado a crianças e estudantes com algum tipo de deficiência ou condição, colaborando para uma maior inclusão dentro do ambiente escolar
A Secretaria Municipal de Educação de Lages realizou, na tarde de quarta-feira (9 de abril), o 2º Encontro de Formação Continuada e Permanente com os professores dos polos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao longo do encontro, realizado no auditório da Secretaria, foram apresentados materiais e recursos pedagógicos a serem inseridos nas escolas e salas de aula.
A formação também tratou do Plano Educacional Individualizado (PEI), documento que define estratégias e ações para atender as necessidades específicas de cada estudante. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) realiza ações de atendimento especial e individualizado a crianças e estudantes com algum tipo de deficiência ou condição, colaborando para uma maior inclusão dentro do ambiente escolar. O AEE atende, na sua maioria, crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas o trabalho nas Unidades de Ensino também engloba outras condições que podem limitar o processo de aprendizagem.
As salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) são uma forma de garantir que as crianças e estudantes com deficiência tenham acesso a um conjunto de apoio e recursos que minimizem as dificuldades enfrentadas com base na sua deficiência. O Sistema Municipal de Educação possui 18 polos do AEE, espalhados por diversas Unidades de Ensino do município.
O Secretário Municipal de Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destaca a importância da Educação Especial. “Todas as crianças, sem exceção, possuem o direito de estar no ambiente escolar. É algo fundamental para o seu desenvolvimento. O trabalho realizado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) demonstra nosso comprometimento para que nossas Unidades de Ensino se tornem cada vez mais inclusivas”, ratifica o secretário Cristian.
Prosseguem as ações do Abril Azul
As unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação realizam, durante todo este mês, ações alusivas ao Abril Azul, período de promoção global da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.
As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Belizária Rodrigues, no bairro Maria Luiza; Anjo da Guarda, no bairro Sagrado Coração de Jesus; Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá; Professor Antônio Joaquim Henriques, bairro Centenário; Suzana Albino França, bairro Jardim Panorâmico; Mutirão, bairro Habitação; e Emeb Professor Trajano, no bairro Conta Dinheiro, também realizaram atividades em alusão ao Abril Azul.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias e Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!