Leão Solidário: Assistência Social fala ao Núcleo de Contadores da ACIL sobre a destinação de até 3% do imposto de renda ao FIA e FMDPI
09/04/2025 09:58:20
Fotos: Samuel Gonçalves e divulgação
Assistência Social 09/04/2025 09:58:20
Leão Solidário: Assistência Social fala ao Núcleo de Contadores da ACIL sobre a destinação de até 3% do imposto de renda ao FIA e FMDPI
A destinação de parte do imposto de renda, além de um direito, é também um exercício de cidadania
A destinação do Imposto de Renda através das declarações anuais de pessoa física é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais. A equipe de Fundos, Projetos e Emendas Parlamentares da Secretaria de Assistência Social de Lages apresentou aos integrantes do Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Lages (ACIL), na terça-feira (08 de Abril), o projeto Leão Solidário.
O projeto consiste na destinação de até 3% do seu Imposto de Renda (I.R.) devido para dois projetos vinculados à Assistência Social: o Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). “Essa reunião com o núcleo de contadores é muito importante na orientação de seus clientes quanto à destinação do imposto retido, gerando impacto e mudanças que contribuem de forma efetiva para as políticas públicas”, comenta a secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
No encontro foi debatido e esclarecido que as doações do Imposto de Renda não passam pela Prefeitura de Lages, ou seja, são encaminhadas diretamente aos Fundos. Após receber as doações, os dois Fundos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (COMID), estabelecem as prioridades a serem executadas no ano de exercício, em benefício de crianças, adolescentes e pessoas idosas do município de Lages, isso tudo via editais e projetos.
De forma rápida e muito simples é possível fazer a doação, basta escolher a opção município de Lages, no momento em que for preencher os dados no sistema de declaração do Imposto de Renda, a partir daí o programa digital faz todo o trabalho. Se há débitos em aberto, o programa gerador fará duas guias: uma do imposto a ser pago e outra guia referente à doação a ser deduzida do valor total do tributo a ser pago.
Se tiver impostos a restituir, o programa gerador fará uma guia referente à doação, que deverá ser paga até o dia do vencimento da primeira cota ou em cota única. Valor esse, que será acrescido ao valor da restituição e será devolvido corrigido. Também há a opção de fazer a doação em qualquer mês do ano por depósito na conta do FIA.
Texto: Samuel Gonçalves Fotos: Samuel Gonçalves / Assessoria Núcleos ACIL
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!