Fiscalização intensa: Secretaria de Obras e Infraestrutura monitora licitações em andamento na cidade
04/04/2025 17:16:03
Foto: Priscila Dalagnol
Obras e Infraestrutura 04/04/2025 17:16:03
Fiscalização intensa: Secretaria de Obras e Infraestrutura monitora licitações em andamento na cidade
Atuação é constante e foi ampliada pela prefeita Carmen Zanotto nesta gestão. Engenheiros fiscais acompanham todos os editais em execução por empresas terceirizadas. Agora, apoio de voluntários do Observatório Social de Lages também será levado em consideração
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, e o diretor de Obras, Augusto Pereira de Jesus, receberam nesta sexta-feira (4 de abril) o presidente do Observatório Social de Lages, Giovani Colpani, e os integrantes da diretoria da entidade, Jânio Hemkemaier Oening, Paulo Roberto dos Santos e Sérgio Dalagnol para estreitar o contato entre o poder público e a entidade sem fins lucrativos e avaliar a possibilidade de auxiliarem no monitoramento de licitações em andamento na cidade. Todas são referentes à pavimentação de ruas, seja asfáltica ou com lajotas.
A fiscalização de obras terceirizadas em andamento foi intensificada na gestão da prefeita Carmen Zanotto, mas a parceria será válida para identificar e corrigir possíveis irregularidades na execução de projetos na cidade. “A fiscalização é uma das atribuições da secretaria e nosso corpo técnico de engenheiros tem se dedicado a acompanhar cada processo licitatório em andamento com o devido rigor, mas sempre que a sociedade civil organizada se dispõe a auxiliar, os ganhos certamente são maiores. Levaremos em consideração todos os apontamentos recebidos”, enfatiza o secretário Cleber Machado Arruda.
Um dos exemplos da eficiência financeira priorizada pela prefeita Carmen Zanotto, é que de janeiro a março deste ano, 28 contratos, de um total de 65 que estavam em atraso (herdados de anos anteriores), foram encaminhados para fase final. Até o final deste mês de abril mais 12 devem se somar à lista de obras entregues. E a estimativa é que todos estejam regularizados entregues ainda neste primeiro semestre.
Por outro lado, as quatro novas ordens de serviço para pavimentação de ruas anunciadas nesta gestão, há pouco mais de um mês, seguem em ritmo acelerado, estando duas delas praticamente finalizadas e as outras duas dentro do cronograma previsto.
Na oportunidade, o secretário esclareceu dúvidas, explicou os trâmites públicos, adiantou o planejamento de atividades para o ano e colocou toda a estrutura da Secretaria de Obras e Infraestrutura à disposição.
Sobre o Observatório Social do Brasil em Lages
É uma organização não-governamental, que tem como finalidade monitorar a administração pública, fiscalizando compras, contratos e a aplicação dos recursos, neste caso no município.
Também promove a defesa dos direitos do contribuinte e a sugestão de melhorias, voltadas à eficiência da gestão pública, à transparência fiscal e à participação da sociedade. Em Lages, está localizado junto à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), onde também desenvolve atividades semelhantes com os estudantes da unidade. Desde 2012, ano de sua fundação, a estimativa é que a apuração e fiscalização dos contratos nas mais diversas áreas, tenha gerado aos cofres públicos uma economia de R$ 13 milhões.
Texto e foto: Priscila Dalagnol
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!