Projeto Arte em Mandalas, com quadros produzidos por idosos do Cras VI pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, está em exposição no Mercado Público
03/04/2025 17:03:49
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 03/04/2025 17:03:49
Projeto Arte em Mandalas, com quadros produzidos por idosos do Cras VI pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, está em exposição no Mercado Público
Externamente, uma representação visual do universo ou internamente como um guia a várias práticas de tradições asiáticas, incluindo a meditação. No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, a pessoa é guiada pelo processo cósmico de transformar o sofrimento em felicidade
Cada toque do pincel sobre a tela transforma formas em emoções. Cada quadro conta uma história. A magia da pintura é transmitir sentimentos que palavras não conseguem expressar. Idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) VI Adão de Moraes, do bairro Promorar/Bela Vista, desenharam e pintaram quadros com mandalas, sob orientação do professor Leandro Flores, permitindo-se sonhar em cada uma das telas e sentir a liberdade proporcionada pela arte. Este é o Projeto Arte em Mandalas.
A Prefeitura de Lages, pela Secretaria da Assistência Social, está promovendo a exposição dos quadros no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini até domingo (6 de abril), com captação de recursos financeiros públicos pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo (LPG - Lei Federal). Idosos recebidos nas atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori, localizado no bairro Várzea, prestigiaram a exposição na tarde desta quinta-feira (3 de abril), evento animado pela artista Duda Gaiteira.
Com o tema de quadros “Mandalas”, a ideia contém inúmeros significados, externamente como uma representação visual do universo ou internamente como um guia para várias práticas ocorridas em tradições asiáticas, incluindo a meditação. No hinduísmo e no budismo, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, a pessoa é guiada pelo processo cósmico de transformar todo o sofrimento em alegria e felicidade. “Estamos sempre ofertando aos nossos idosos lazer, cultura e bem-estar, como retribuição a quem tanto contribuiu com as nossas famílias e sociedade. Sonhar em cada quadro pintado é sentir a liberdade que a arte possibilita”, analisa a prefeita Carmen Zanotto.
Enquanto isto, por sua vez, a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, observa: “Ao criar um desenho, modificar a realidade em um quadro, é como se o mundo ganhasse um novo brilho e, através do trabalho da equipe da Assistência Social, podemos inclusive transformar a arte deles em exposição.” Todos os participantes receberam certificado de conclusão e foram agraciados com um café especial ofertado pela equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº: 195/2022) é uma lei federal, iniciativa destinada a apoiar o setor cultural, especialmente em face dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Lei visa promover a recuperação e o fortalecimento das atividades culturais no Brasil, oferecendo recursos financeiros pelo fundo público para incentivar a produção artística e cultural. O nome “Paulo Gustavo” homenageia o renomado ator e comediante, defensor da classe artística, falecido em 2021, de Covid-19, com um impacto significativo na cultura brasileira.
Texto e fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!