Prefeitura atende pedido da comunidade no Ipiranga e destina materiais excedentes para os bairros Maria Luiza e Santa Clara
03/04/2025 16:23:33
Fotos: Divulgação / Secretaria de Obras e Infraestrutura
Obras e Infraestrutura 03/04/2025 16:23:33
Prefeitura atende pedido da comunidade no Ipiranga e destina materiais excedentes para os bairros Maria Luiza e Santa Clara
Ponte de madeira e passagem de pedestres eram há muito reivindicadas e no local havia um trecho de rua não pavimentada com galeria pluvial e bueiros tubulares, mas a estrutura foi removida para dar total vazão ao escoamento d´água
Atenta aos pedidos da comunidade e às necessidades encontradas em cada bairro da cidade, a Secretaria de Obras e Infraestrutura executou mais um projeto com equipes e recursos próprios. Dessa vez, o trabalho foi realizado na Rua Porto Alegre, no bairro Ipiranga.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda explica que, em alguns casos, é preciso atender às solicitações de forma simplificada, apesar dos critérios técnicos. “Substituímos um trecho de rua não pavimentada e dispositivos de drenagem já existentes, para retomar uma estrutura básica de passagem de veículos e pedestres. A ponte de madeira e a passagem de pedestres eram assuntos frequentes e, embora não fossem a solução ideal, suprimos essa necessidade”, explica.
A estrutura construída se justifica, pois haviam constantes inundações em algumas casas construídas nas redondezas. Existe um córrego estreito no local e, ao final dele, a água não encontrava espaço adequado para seguir seu fluxo. Mesmo com um trecho de rua não pavimentada, com galeria pluvial e redes tubulares, diversas eram as reclamações de moradores e moradoras, que solicitavam o retorno da ponte de madeira e do curso natural da água.
Todas as peças desta galeria pluvial estão sendo reaproveitadas e instaladas no leito de um rio na Avenida Maria Luísa, no bairro Maria Luiza, o que permitirá a continuidade das obras de pavimentação asfáltica da via. Já os bueiros tubulares de 1 e 1,2 metros de diâmetro, serão realocados em ruas do bairro Santa Clara. A eficiência financeira e a agilidade nos serviços são prioridades da prefeita Carmen Zanotto. “Todo esse planejamento demonstra uma otimização da necessidade de serviços de drenagem e macrodrenagem, com economia de recursos financeiros”, enfatiza o secretário.
A Prefeitura estuda um projeto definitivo para a área, embora neste primeiro momento o foco tenha sido solucionar o caso de forma emergencial. “Fizemos a desobstrução do córrego, o seu alargamento e a contenção das encostas. Temos uma passagem segura para carros e pedestres, mas em nossa análise, será preciso construir uma ponte de concreto, o que faremos em breve e com o devido escoamento pluvial e ordenamento urbano”, conclui.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Divulgação / Secretaria de Obras e Infraestrutura
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!