Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA é apresentado às Unidades de Ensino que serão polos
01/04/2025 14:39:04
Fotos: Iago Matias
Educação 01/04/2025 14:39:04
Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA é apresentado às Unidades de Ensino que serão polos
Cinco unidades de ensino sediarão polos do programa. A aula inaugural será realizada no dia 22 de abril, com a presença de autoridades
A Secretaria Municipal da Educação de Lages (SMEL) realizou, na tarde desta segunda-feira (31 de março), a apresentação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) às direções das Unidades de Ensino que sediarão os polos do programa. Ao longo do encontro, realizado no auditório da Secretaria, os diretores conheceram os detalhes de como funcionará a EJA no Sistema Municipal de Educação de Lages.
Por meio da adesão ao Programa Federal Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, a SMEL retoma a EJA no município. Esta modalidade de ensino oferece o acesso à educação para as pessoas maiores de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. Seus objetivos são proporcionar acesso à educação, conclusão da educação básica, melhorar a vida das pessoas e possibilitar a alfabetização.
Os cinco polos que proporcionarão a EJA no Sistema Municipal de Educação serão as escolas municipais (Emebs) Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá; Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina; Mutirão, no bairro Habitação; Santa Helena, no bairro Copacabana e Eduardo Pedro Amaral, no bairro São Francisco.
As turmas de alfabetização serão ofertadas por meio do Programa Brasil Alfabetizado com duração de 12 meses, três encontros semanais, com no mínimo 17 alunos por turma. A previsão de início das aulas será no mês de maio.
O edital para a contratação dos professores alfabetizadores que atuarão na EJA será lançado em breve. Os educadores serão bolsistas voluntários financiados pelo Governo Federal, com a execução da Prefeitura de Lages.
As turmas do ensino fundamental - anos finais terão a duração de 400 dias letivos, ou seja, 1.600 horas. Cada turma será composta por no mínimo 20 alunos, com aulas semipresenciais, ou seja, 50% presencial e 50% à distância, distribuídas da seguinte forma: dois dias presenciais com atividades pedagógicas, um dia presencial para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e auxílio dos professores aos estudantes e dois dias a distância.
No dia 22 de abril, às 19h, acontecerá a aula inaugural das turmas de anos finais no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com a presença de autoridades.
Todas as turmas dos anos finais, antes de iniciarem de fato as aulas, realizarão uma formação de acolhimento e retomada aos estudos, após longos anos fora da escola. O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferecerá o curso denominado Reconecta. Na sequência, os estudantes iniciarão o ensino fundamental, por área de conhecimento, concluindo a escolarização básica em julho de 2027.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, enfatiza a importância da EJA e a escolha das unidades que receberão os polos. “Escolhemos essas cinco unidades pela demanda e localização do espaço geográfico. Queremos contribuir para a melhora da questão social no nosso município e melhorar a qualidade de vida da população, com oportunidades educacionais.”, frisa o secretário Cristian.
As matrículas podem ser realizadas diretamente nas Unidades de Ensino polo. Com o início das aulas previstas para o dia 22 de abril. Mais informações pelo e-mail eja@educacacaolages.sc.gov.br e telefone (49)3019-7631.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!