Lariane Rodrigues é a primeira princesa e Alice Cunha Ramos a segunda princesa de um dos mais importantes eventos culturais e gastronômicos do Sul do país
Depois de muita expectativa, semanas de preparação, ensaios e produções, a comunidade lageana conheceu o trio que compõem a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão. Amanda Bianchini Moraes foi eleita rainha pelo corpo de jurados, seguida por Lariane Rodrigues a primeira princesa e Alice Cunha Ramos a segunda princesa. A solenidade de escolha aconteceu nesta quinta-feira (27) no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. A Festa do Pinhão acontecerá de 13 a 22 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
O concurso da realeza é promovido pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL). Das 29 jovens inscritas, de 18 a 29 anos, doze passaram para a etapa final. A solenidade contou com a transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Vereadores de Lages e pela TV Câmara, no seu canal do Youtube.
O espaço lotou com a presença de autoridades locais, pessoas da comunidade, familiares e amigos das candidatas que levaram faixas e manifestações de torcida, vibrando a cada nome anunciado. A prefeita Carmen Zanotto foi a grande anfitriã da noite. “Todas aqui são mulheres fortes, que representam a mulher serrana, o desprendimento e a coragem de cada uma de nós. Lages merece um evento grandioso, como será a Festa do Pinhão deste ano”, destaca a prefeita em seu discurso.
A dinâmica do concurso contou com a votação de cinco jurados para a escolha das três vencedoras. Compreendeu votos de 5 a 10 para as categorias beleza, simpatia, desenvoltura e comunicação. Das doze candidatas, os jurados escolheram seis para a etapa final, quando o público conheceu rainha e as princesas da festa.
A realeza eleita no ano passado, rainha Luana de Oliveira Martins e as princesas Anne Caroline Machado e Emilie Caroline Vedana, fizeram o seu último desfile antes de passar a coroa às vencedoras.
Candidatas usaram vestidos oficiais de edições passadas da festa
Uma forma de lembrar, enaltecer e celebrar a Festa Nacional do Pinhão, que chegou a sua 35ª edição, seria inovar desde o concurso da realeza. Neste ano, as candidatas desfilaram e se apresentaram aos jurados e público presente, com os vestidos oficiais, usados pelas realezas das últimas edições da festa. “Foi um momento com muitas memórias afetivas, desde os tempos que minha mãe criava os vestidos e hoje assumo com muito orgulho e responsabilidade esta missão“, comenta a estilista Ana Lopes.
Após o concurso, a realeza se reuniu no ateliê da estilista, onde fizeram a prova do traje passeio, que será usado nas primeiras entrevistas e compromissos do dia seguinte. “Esse esforço é muito válido, porque elas merecem estarem vestidas como soberanas, já no primeiro dia de reinado”, comenta.
Conheça o perfil das vencedoras:
Amanda Bianchini Moraes tem 26 anos, é empreendedora, maquiadora e penteadista. Faz parte da invernada adulta do CTG Planalto Lageano.
Lariane Rodrigues tem 19 anos, é empreendedora, proprietária de loja online de moda fitness e modelo fotográfico.
Alice Cunha Ramos tem 18 anos, é acadêmica do curso de Fisioterapia.
Conheça os jurados que tiveram a responsabilidade de avaliar e julgar as candidatas:
Fernando machado
Fernando machado é comunicador há 20 anos e nos últimos 13 anos atua como jornalista e apresentador do SCC/SBT. Foi duas vezes indicado ao prêmio microfone de ouro da Acaert. Tem uma carreira marcada por opiniões fortes e por cobrar melhorias para a comunidade.
Mateus Barreto (NSC)
Mateus Barreto é jornalista, formado pela Universidade Franciscana em Santa Maria/RS, foi repórter da TV Centro América, afiliada Rede Globo em Mato Grosso e também da RBS TV no Rio Grande do Sul. Hoje é repórter da NSC TV em Lages. Acompanha concursos de beleza há mais de 20 anos, com destaque para as franquias Miss Universe e Miss Grand International.
Meire Amaral
Meire Kariane Amaral Silva é lageana e atualmente reside no município de São José. Profissional dedicada a área da saúde, Meire é enfermeira e pós-graduanda em Estomaterapia. Meire se destaca no cenário cultural. Sua trajetória nas tradições culturais de São José e Florianópolis é marcada por diversos títulos de destaque, como rainha da corte do carnaval de São José 2025, primeira princesa da corte do carnaval de São José, rainha da açor festa de São José, segunda princesa da Fenaostra de Florianópolis e primeira princesa da corte da escola de samba Unidos da Coloninha de Florianópolis.
Letícia Padilha Rocha
Letícia Padilha Rocha é a rainha da 24º Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim. É enfermeira no Hospital de Caridade Coração de Jesus de São Joaquim. Atualmente está cursando pós-graduação em urgência e emergência. Sobre ser rainha da Festa Nacional da Maçã ela conta que seu sonho surgiu ainda na infância.
Cristiane Muniz Pagani
Mulher de destaque na Serra Catarinense, Cristiane é natural de Urupema. Psicóloga e cirurgiã dentista, foi vice- prefeita por dois mandatos. Assumiu a prefeitura de Urupema no ano passado e se reelegeu prefeita da capital nacional do frio.
Texto: Aline Tives
Fotos: Nilton Wolff e Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!