Gestantes moradoras do bairro Habitação visitam Hospital e Maternidade Tereza Ramos
26/03/2025 10:37:38
Fotos: Unidade Básica de Saúde (UBS) bairro Habitação/Divulgação
Saúde 26/03/2025 10:37:38
Gestantes moradoras do bairro Habitação visitam Hospital e Maternidade Tereza Ramos
Tarde de conhecimento e cuidados às mulheres mamães à espera de seus bebês. Prefeitura disponibiliza consultas periódicas - mensais, quinzenais ou semanais, conforme o período gestacional -, exames, medicamentos, tratamentos, orientações nutricionais, assistência social e psicológica, rastreamento de riscos à saúde e testes rápidos de
Profissionais Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs), ligadas à Secretaria Municipal da Saúde, atuantes no bairro Habitação, em Lages, proporcionaram, a futuras mamães, uma visita ao Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, na tarde de terça-feira (25 de março). A programação faz parte do calendário do grupo de gestantes da Unidade Básica de saúde (UBS) do bairro.
A ideia foi criada para as mulheres absorverem informações sobre o evento mais importante da maternidade, o nascimento do filho, e também conhecerem o ambiente em que estarão neste momento tão especial de suas vidas.
Nas instalações da Maternidade, as gestantes e seus acompanhantes participaram de conversa com profissionais de saúde e esclareceram dúvidas relacionadas aos procedimentos e cuidados oferecidos ao longo do parto. A ação tem como enfoque a humanização do atendimento, com ênfase à estrutura da unidade e a dedicação de toda a equipe de profissionais lado a lado das mulheres durante a gravidez e no procedimento de parto.
Os encontros do grupo acontecem quinzenalmente e buscam fortalecer a função protetiva da família, preparando as futuras mamães para a maternidade, e possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Nas reuniões são trocadas diversas informações a respeito das vivências entre as mulheres e os profissionais de saúde.
A prefeitura de Lages respalda o compromisso com as famílias, ofertando, às gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consultas periódicas - mensais, quinzenais ou semanais, conforme o período gestacional -, exames, medicamentos, tratamentos, orientações nutricionais, assistência social e psicológica, rastreamento de riscos à saúde e testes rápidos de HIV e sífilis.
Ao final da visitação, as futuras mamães foram recepcionadas na Casa Mãe Tereza, local de acolhimento a gestantes, puérperas e bebês da Serra Catarinense e de outras regiões de Santa Catarina, por necessidade de estarem próximos ao hospital.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Unidade Básica de Saúde (UBS) bairro Habitação/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!