Balcão Cidadão instala mais um guichê de atendimento e reduz filas para confecção de identidades
25/03/2025 15:37:19
Fotos: Fábio Pavan
25/03/2025 15:37:19
Balcão Cidadão instala mais um guichê de atendimento e reduz filas para confecção de identidades
O serviço é uma extensão do atendimento prestado pela Polícia Científica, que também realiza o procedimento em seu endereço. A confecção do documento é realizada somente com agendamento prévio, que pode ser pelo site agendamento.igp.sc.gov.br
Uma novidade no Balcão Cidadão, setor ligado à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Inovação, pretende agilizar o serviço prestado na área da confecção de documentos, principalmente a emissão da carteira de identidade, que sempre gerou filas e tempo de espera. Um novo guichê de atendimento foi instalado e já está em funcionamento, especificamente para a confecção da identidade.
O serviço é uma extensão do atendimento prestado pela Polícia Científica, que também realiza o procedimento em seu endereço. O atendimento para a confecção do documento é realizado somente com agendamento prévio, que pode ser pelo site agendamento.igp.sc.gov.br, selecionando o local de sua escolha, conforme horários disponíveis.
O agendamento pela internet está disponível a partir do meio-dia, mas a orientação é de que seja feito logo, pois as vagas são limitadas. “Antes conseguíamos realizar uma média de 20 atendimentos por dia, com apenas um guichê. Agora, com a instalação deste reforço, o número de atendimentos irá dobrar”, afirma o diretor da Secretaria da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Júnior.
O Balcão Cidadão está localizado na rua Manoel Thiago de Castro, 258, no Centro, próximo ao Map Hotel e à Igreja Santa Cruz, anexo à Secretaria da Indústria e Comércio. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14 às 18h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700.
A primeira via da Carteira de Identificação Nacional – CIN, uma nova apresentação da carteira de identidade, é gratuita. Para a segunda via é cobrada uma taxa de R$44,00, gerada durante o atendimento. “Ainda não existe um prazo estabelecido pelo governo federal, mas sabemos que todos precisam fazer. Então, orientamos a população que já encaminhem o novo documento, e não deixem para a última hora”, comenta Joel.
Documentos obrigatórios para confecção da identidade:
- Certidão de Nascimento + CPF: para solteiros
- Certidão de Nascimento + CPF: para os casados
- Certidão de Casamento + CPF: para os divorciados, separados e viúvos com averbações.
Serão aceitas somente certidões originais ou cópias autenticadas. Não serão aceitas certidões plastificadas, rasgadas, rasuradas ou manuscritas. É importante, para fazer a foto, não usar roupa branca, blusas modelo tomara que caia, com alças ou regatas. Menores de três anos de idade, trazer foto 3x4 recente, com fundo branco. Já os menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal, munido de documento oficial com foto.
Podem ser incluídos na identidade digital documentos como Cartão SUS, título de eleitor, CNH, dispensa militar (para homens), identidade profissional e tipo sanguíneo (mediante exame de laboratório ou carteirinha, contendo nome, CPF ou a data de nascimento).
Texto: Aline Tives
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!