Na capital gaúcha, a comitiva com cerca de 20 autoridades político-administrativas e empresariais do município de Lages, integrada pela prefeita Carmen Zanotto, pretende aprofundar os conhecimentos sobre o Pacto pela Aceleração Territorial, na “Missão: Porto Alegre - Uma imersão no ecossistema de inovação de Porto Alegre”
A 10ª Edição da Mesa do Pacto Alegre está em execução na semana do 253º aniversário da capital gaúcha Porto Alegre. Atualmente, é uma das cidades mais associadas à inovação do Brasil. Nas últimas três décadas tornou-se sucessivamente uma referência global em temáticas sociais, ambientais e inovação.
Desde a criação da Aliança pela Inovação de Porto Alegre, em 2018, e do Pacto Alegre em 2019, alcançou uma posição de referência nacional na área de ecossistemas de inovação municipais, junto a Florianópolis e Recife, capital do Pernambuco. Uma longa trajetória desde o evento Porto Alegre Tecnópole, na década de 1990, e o Cidadãos, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite), nos anos 2000.
Neste ano de 2025, será realizado um balanço do que foi atingido nos últimos seis anos com os membros da Mesa do Pacto Alegre, na reunião a ser promovida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 27 de março. São mais de 100 entidades, empresas e universidades no rumo de construir um lugar melhor de se viver e de fazer negócios.
Na capital gaúcha, Porto Alegre, a comitiva com cerca de 20 autoridades político-administrativas e empresariais do município de Lages, integrada pela prefeita Carmen Zanotto, pretende aprofundar os conhecimentos sobre o Pacto pela Aceleração Territorial, na “Missão: Porto Alegre - Uma imersão no ecossistema de inovação de Porto Alegre”, realizada por GOV.UP, Cidade Inovadora, Pacto pela Aceleração Territorial e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvida nesta terça e quarta-feira (18 e 19 de março). A viagem de visita ao Pacto Alegre possui o propósito de implantação do Pacto pela Aceleração Territorial da Serra Catarinense. O Pacto Alegre compreende uma iniciativa de referência em desenvolvimento social, econômico e de governança inspiradora do Pacto pela Aceleração Territorial.
Mobilização do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, com apoio da Prefeitura de Lages, o Pacto deve enaltecer a qualidade de vida e o desenvolvimento social, transformação urbana, modernização da gestão pública, integração territorial e a geração, manutenção e atração de talentos regionais.
O grupo conta com representantes de entidades, como, Sebrae, Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fórum das Entidades, Orion Parque, Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures). A Programação completa pode ser visualizada na Galeria de Imagens desta matéria.
A comitiva foi recebida pelo coordenador do Pacto Alegre, secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Os secretários do Planejamento Urbano de Lages, Malek Ráu Dabbous, e do Turismo, Ana Vieira; diretor de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior, e o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, estão entre as personalidades presentes na capital do Rio Grande do Sul.
No primeiro dia houve encontros com o head de Comunicação, Ricardo Gomes; head de Projetos do Pacto Alegre, Leonardo Gonçalves; diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valédio - entidade sem fins lucrativos, fundada por grandes empresas com o intuito de realizar transformações concretas e positivas no Estado gaúcho, por intermédio da inovação. Comparecem, ainda, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, e a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.
Visita guiada ao Instituto Caldeira foi uma das atrações da tarde desta terça. Estrutura de uma antiga fábrica transformada em uma área de um centro de inovação semelhante ao Orion Parque, portanto, um espaço revitalizado no distrito de Porto Alegre.
A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Zereu Batistela; supervisora de Novos Negócios, Liliana Rigon, e o analista de Novos Negócios da Procempa, Gerson Barrey, irão realizar uma imersão com o grupo na quarta-feira (19) pela manhã. Encontro com Michel Couto para explanar em relação a Territórios Inovadores Pacto Alegre e com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravataí, Selma Fraga, constam no roteiro.
Em fevereiro deste ano, os prefeitos das cidades pertencentes à Amures participaram de uma reunião com o Comitê Gestor do Pacto e conheceram os objetivos de curto, médio e longo prazo, servindo para a construção de um plano de desenvolvimento territorial, com o desafio de criar mecanismos de cooperação, compondo os municípios em um plano diretor integrado da região.
Os 12 projetos de aceleração de Lages
O contexto do município mais populoso da Serra de Santa Catarina
O Pacto de Aceleração Territorial de Lages tem um Grupo Técnico-Operacional (GTO), coordenador dos trabalhos. O grupo do Pacto de Lages, composto por entidades da sociedade civil organizada de Lages, desempenha atividades voluntárias. Estas pessoas atuantes junto ao Pacto do município se dirigiram a Porto Alegre para conhecer a estrutura do Pacto Alegre. “A ideia permeia conhecer os modelos implantados e como foi feita a aliança, a união em prol dos objetivos da cidade”, pontua a prefeita Carmen Zanotto.
Em Lages houve a união em prol dos 12 projetos elencados de forma democrática pela sociedade civil organizada, universidades, entidades e iniciativa privada. “Tem funcionado de forma muito semelhante. As pessoas que têm nos ajudado em Lages fizeram parte também do processo aqui em Porto Alegre e a gente está vendo os resultados de algumas ações já implantadas em Porto Alegre, relacionadas ao desenvolvimento econômico, à inovação, ao turismo, ao desenvolvimento territorial e planejamento urbano. Viemos buscar como referência para implantar também em Lages, mas, claro, ao nosso modelo, da nossa maneira. Não se trata de copiar, mas, sim, entender o funcionamento desta dinâmica e gerar desenvolvimento, um movimento novo”, esmiúça Malek Raú Dabbous.
Resumidamente, o Pacto de Aceleração Territorial em Lages visa promover ações ao desenvolvimento do município de Lages, e consequentemente, da Serra Catarinense, a partir de projetos de aceleração. Por fim, o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, conclui: “Os projetos de Lages vão ao encontro do que estava já determinado no plano de governo da prefeita Carmen Zanotto. Então, com a digitalização e a desburocratização em Lages, existe um alinhamento destas questões.”
Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração da Assessoria de Comunicação da Amures
Fotos e imagens programação “Missão: Porto Alegre - Uma imersão no ecossistema de inovação de Porto Alegre”: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!