Fevereiro Laranja: mês de conscientização sobre a leucemia, Prefeitura de Lages reforça a importância do diagnóstico e da doação de medula
20/02/2025 15:16:15
Foto: Divulgação
Saúde 20/02/2025 15:16:15
Fevereiro Laranja: mês de conscientização sobre a leucemia, Prefeitura de Lages reforça a importância do diagnóstico e da doação de medula
Interessados em doar devem procurar o Hemosc Lages para cadastro e exames prévios
A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, prejudicando a defesa do organismo. Os principais sintomas incluem anemia, fadiga, manchas roxas pelo corpo, bem como gânglios linfáticos (pequenas estruturas em formato de feijão que ajudam na defesa do organismo contra algum agente agressor) inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, convida toda população a se engajar na campanha “Fevereiro Laranja”, para haver maior conhecimento sobre a doença, empatia e apoio aos pacientes e suas famílias. A secretária Susana Zen destaca também a importância da doação de sangue e de medula óssea, fundamentais para muitos pacientes que enfrentam a doença. “Embora a leucemia demande um tratamento especializado, a Prefeitura assegura o cuidado e a prevenção para que a população tenha acesso à orientação e acompanhamento necessário”, explica.
Seja doador de medula óssea, cadastre-se
Os interessados em integrar o cadastro de doador de medula óssea devem procurar o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Lages e qualquer pessoa com idade entre 18 e 35 anos pode ser um candidato a doador.
Além da questão da idade, ao ser atendido no Hemosc, o candidato deve apresentar bom estado de saúde, não ter doenças que impeçam o cadastro, apresentar um documento de identificação oficial com foto, preencher um formulário com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem sanguínea.
É importante que os dados como endereço, telefone e outras informações estejam sempre atualizados para a doação que acontece de duas formas: por punção na bacia, sob anestesia geral e por aférese, com o uso de uma máquina que separa as células-tronco do sangue.
A doença é classificada conforme o tipo de célula afetada e a velocidade de progressão. Deste modo, o tratamento varia de acordo com o subtipo e a condição do paciente. O Hemosc Lages fica na rua Felipe Schmidt, n° 33, no Centro. O telefone para contato é o (49) 3289-7011 e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, e no segundo sábado de cada mês das 08h às 12h.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!