Projeto Acalento possibilita a convivência familiar para crianças e adolescentes
18/02/2025 16:31:45
Fotos: Arquivo Projeto Acalento
Assistência Social 18/02/2025 16:31:45
Projeto Acalento possibilita a convivência familiar para crianças e adolescentes
Com o apadrinhamento, as crianças e jovens acolhidos podem passar fins de semana na casa dos padrinhos, bem como participar de passeios e eventos familiares
O Projeto Acalento é resultado da parceria entre a sociedade e o poder público, por meio da Prefeitura de Lages, via Secretaria de Assistência Social, tendo como objetivo o apadrinhamento de crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA).
O apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes não se trata de adoção, mas sim da oportunidade para crianças e jovens, entre 8 a 17 anos, vivenciarem a convivência em família e receberem apoio em sua vida. Durante o apadrinhamento, as crianças têm encontros com os padrinhos conforme os acordos da equipe técnica do SAICA, geralmente passando os fins de semana na casa dos padrinhos, participando de passeios e eventos familiares. Tanto os padrinhos quanto os jovens são preparados previamente por meio de capacitação que busca conhecimento para estabelecer e manter essa relação afetiva de maneira saudável e significativa.
Um dos pilares da gestão da prefeita Carmen Zanotto é o respeito às pessoas. "A responsabilidade de garantir os direitos das crianças e adolescentes acolhidos no SAICA é nossa. No entanto, o direito à convivência familiar e comunitária só pode ser plenamente garantido com o engajamento da sociedade e é aqui que entra o papel fundamental do Acalento. Essa iniciativa tem potencializado relações e as trocas de afeto entre padrinhos e afilhados têm sido verdadeiramente impressionantes, o afeto positivo tem o poder de transformar e curar”, comenta a prefeita.
Existem três modalidades de apadrinhamento:
Afetivo: Pessoa previamente capacitada, deferida pelas equipes técnicas e comissão, que visita regularmente a criança/adolescente em situação de acolhimento, buscando-o para passar fins de semana, feriados, ou até férias escolares em sua companhia, proporcionando a promoção social e afetos positivos, revelando possibilidades de vivências familiar, comunitária, social saudáveis que gerem experiências exitosas para os envolvidos.
Prestador de serviço: Profissionais que conforme sua especialidade de trabalho, apresentem à Diretoria de Alta Complexidade projetos viáveis para implementação nos SAICA (abrigos), Profissionais de odontologia, medicina/saúde, enfermagem, educação, esportes, lazer, entre outros;
Provedor (R$): É aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e/ou ao adolescente, seja com a doação de material que supra a necessidade deste, ou com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva e até mesmo contribuição mensal em dinheiro.
“As vivências oferecidas pelos padrinhos, provedores e prestadores de serviços têm aberto novas experiências e horizontes para nossas crianças e adolescentes. Esses novos contatos os introduzem a um mundo repleto de alegrias, descobertas e oportunidades, muitas vezes desconhecidas até o momento do acolhimento", salienta a secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
O Acalento conta com a Assistente Social Vanessa Oliveira, técnica de referência do projeto que realiza o acompanhamento dos 37 padrinhos cadastrados, sendo 17 afetivos, 11 prestadores de serviço e nove provedores.
Texto: Samuel Gonçalves Fotos: Arquivo Projeto Acalento
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!