A busca pelo sonho de fazer parte da realeza da Festa Nacional do Pinhão iniciou para jovens de 18 a 29 anos em Lages
13/02/2025 15:36:37
Fotos: Toninho Vieira
Cultura 13/02/2025 15:36:37
A busca pelo sonho de fazer parte da realeza da Festa Nacional do Pinhão iniciou para jovens de 18 a 29 anos em Lages
As inscrições seguem até o dia 10 de março. A ficha poderá ser preenchida na Fundação Cultural de Lages, das 8h às 11h, e das 14h às 17h. No ato da inscrição a candidata precisa estar munida de todos os documentos solicitados no regulamento
Um misto de ansiedade e expectativa para a realização de um sonho que a acompanha desde menina: fazer parte da realeza da Festa Nacional do Pinhão, um dos mais importantes eventos gastronômicos e culturais do Sul do país. Este é o sentimento evidenciado por Bruna Muniz Reis, 18 anos, a primeira garota a oficializar sua inscrição para o concurso que irá definir rainha e princesas da festa que está em sua 35ª edição.
Estudante da terceira fase do curso de Biomedicina, Bruna nasceu em Curitiba e passou a residir em Lages aos três aninhos. Desde os 13 anos de idade tem experiências com o mundo da moda, fotografando e desfilando para algumas lojas parceiras. “É uma emoção estar aqui, e ser a primeira a se inscrever demonstra o tamanho deste sonho, que idealizei há muitos anos, desde que vi a realeza pela primeira vez. Comecei a entrar nesse mundo e finalmente chegou a minha hora, ao completar os 18 anos. Quero muito representar a mulher lageana e a nossa cultura”, comenta a candidata.
A mãe de Bruna, Uziara Muniz, natural de Lages, é a maior incentivadora da filha neste sonho que está só começando. “Ela sempre teve o sonho de concorrer à rainha da Festa do Pinhão. A vida dela toda, desde que aprendeu a falar e voltamos a morar em Lages, já se encantava com as moças que vestiam os trajes da realeza e nos pedia para ir à festa para vê-las de pertinho”, conta emocionada.
Uziara acredita no empoderamento da mulher, que não vê limites para os seus sonhos. “Sempre incentivei a minha filha a correr atrás dos sonhos dela, porque o medo faz parte da vida da gente, né? Cada vez que você supera se sente mais forte, mais empoderada e percebe não há limite para conquistar tudo que almeja e pode ir aonde quiser. Só não pode ter medo de fazer ou tentar”, declara.
Até chegar o momento da inscrição e subir as escadas da Fundação Cultural com documentos em mãos e uma vontade imensa de participar, Bruna vem se preparando há pelo menos dois anos. “Estou ansiosa para me inserir em tudo que o concurso vai oferecer, desde os treinamentos, conhecer os profissionais que nos auxiliam na preparação para o grande dia e tentar conquistar a vaga para a fase final”, comenta ansiosa.
Na sala onde são realizadas as inscrições, Bruna teve contato com alguns trajes e faixas antigos, usados pela realeza das edições da Festa do Pinhão, entre 1993 e 1999. Independentemente do resultado, a jovem já considera sua participação no concurso uma experiência muito positiva para sua vida, principalmente pelo conhecimento que se leva. “Será incrível e uma experiência única que precisa ser levada a diante. Muitas garotas com potencial acabam se limitando, por medo ou excesso de timidez, mas sempre vale a pena tentar e arriscar. Nunca pensar em ofuscar o brilho da outra, mas sempre evidenciar o seu próprio brilho”, comenta.
Inscrições seguem até dia 10 de março
O regulamento completo, incluindo critérios, regras e a documentação necessária para participar do concurso, pode ser conferido por meio do link Edital Realeza Festa do Pinhão. As inscrições seguem até o dia 10 de março. A ficha poderá ser preenchida na Fundação Cultural de Lages, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, lembrando que no ato da inscrição a candidata precisa estar munida de todos os documentos solicitados no regulamento.
As candidatas participarão de uma pré-seleção, durante os ensaios e treinamentos, quando serão selecionadas doze candidatas aptas a participarem da fase final do concurso. Nesta seleção serão analisadas postura, desenvoltura e elegância na passarela, beleza e simpatia, capacidade de comunicação e conhecimento sobre o município e a Festa Nacional do Pinhão.
No ano passado, 28 jovens se inscreveram para participar do concurso e 12 passaram para a final, quando são escolhidas rainha, primeira e segunda princesas. Este ano a idade limite para participar do concurso passou a ser de 18 a 29 anos, completos até a data da inscrição.
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!