Para matar a fome e repetir: Secretaria da Educação de Lages distribui 111 mil quilos de alimentos por mês às unidades do Sistema Municipal de Ensino
13/02/2025 15:27:22
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Educação 13/02/2025 15:27:22
Para matar a fome e repetir: Secretaria da Educação de Lages distribui 111 mil quilos de alimentos por mês às unidades do Sistema Municipal de Ensino
Cardápio balanceado e planejado por nutricionistas, atende as necessidades de cada faixa etária das crianças e estudantes
A merenda escolar de qualidade, nutritiva e saudável é um dos pilares da atual administração na área da educação. A movimentação de alimentos é diária no Armazém da Alimentação Escolar da Prefeitura de Lages. Por intermédio do Armazém, localizado na avenida Belizário Ramos, nº: 5.043, são alimentadas as crianças e estudantes das 118 unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação de Lages. Um único caminhão chega a distribuir alimentos em 15 unidades, aproximadamente.
A estimativa é de que 111 mil quilos de alimentos, entre perecíveis e não perecíveis, e 39 mil litros de leite integral sejam distribuídos por mês às unidades da educação municipal.
Semanalmente, às segundas, terças e quartas-feiras, ocorre a distribuição dos alimentos perecíveis, as hortaliças folhosas, legumes e frutas. Nas quintas-feiras é a vez da distribuição do leite. Uma vez por mês acontece a entrega do chamado “rancho”, a divisão percapita dos itens não perecíveis, como arroz, macarrão, feijão e açúcar.
Para o secretário municipal da Educação, Cristian de Oliveira, a merenda escolar é um alicerce essencial ao aprendizado, que garante aos alunos a energia e nutrição necessárias para um bom desempenho. O secretário destaca a responsabilidade da gestão em disponibilizar alimentos de qualidade nas unidades do Sistema Municipal. “Temos o compromisso de oferecer refeições de qualidade, balanceadas e com ingredientes frescos, valorizando também os produtores locais. Seguimos trabalhando para aprimorar constantemente este serviço, ouvindo a comunidade escolar, e buscando sempre o melhor para nossas crianças e estudantes. Além disto, lançamos o Programa Pratinho Firmeza, em que iremos fornecer almoço para as crianças do contraturno”, relata o secretário Cristian.
A diretora do Centro de Educação Municipal (Ceim) Maria Conceição Nunes, situado no bairro Várzea, Doris Xavier, frequentado diariamente por 150 crianças, ressalta a melhora na quantidade de comida recebida pelo Ceim. “Quando o primeiro caminhão chegou, me perguntei se era mesmo tudo para a nossa escola. Nunca vimos uma quantidade tão grande de alimentos e sentimos tanto envolvimento, atenção por parte da prefeitura e Secretaria da Educação”, confessa.
O cardápio balanceado e planejado por nutricionistas da prefeitura, atende as necessidades nutricionais de cada faixa etária das crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental e Médio (Emeb Itinerante).
Resumo de quantidades de gêneros alimentícios fornecidos às unidades de ensino para elaboração dos cardápios e consumo semanal e mensal
- Total de gêneros alimentícios não perecíveis do “rancho” percapita entregue nas unidades escolares para o primeiro mês do ano letivo de 2025: 59.765 quilos (arroz, feijão, macarrão, farinha de milho, farinha de mandioca, biscoito, óleo de soja, etc.)
- Total de leite integral para o consumo semanal: 9.800 litros
- Total de folhosos de consumo semanal: 1.900 maços ou unidades (alface, cebolinha verde, manjerona, etc.)
- Total de legumes de consumo semanal: 4.930 quilos
- Total de frutas de consumo semanal: 6.000 quilos (banana e ameixa)
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!