Centro Dia recebe idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social com necessidade de apoio para atividades diárias
13/02/2025 10:59:36
Fotos: Centro Dia do Idoso/Divulgação
Assistência Social 13/02/2025 10:59:36
Centro Dia recebe idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social com necessidade de apoio para atividades diárias
Viabiliza um espaço seguro e acolhedor com acompanhamento socioassistencial, tanto para os idosos, quanto à família e cuidadores, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários
Serviço ofertado pela Secretaria da Assistência Social, uma das pastas da linha de frente da Prefeitura de Lages, o Centro Dia do Idoso (CDI) constitui um espaço para recepção de idosos com idade a partir de 60 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e algum grau de dependência cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais à realização de atividades da vida diária. Um lugar seguro e acolhedor com acompanhamento socioassistencial, tanto para os idosos, quanto à família e/ou cuidador.
Vale ressaltar não se tratar de um serviço de portas abertas, pois o acesso ao CDI se dá através de encaminhamentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), seguindo uma classificação de grau de dependência.
Classificação do grau de dependência de acordo com o Ministério da Saúde (MS)
- Grau I: Idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda
- Grau II: Idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada
Em parceira com a Fundação Municipal de Esportes (FME) são realizadas atividades físicas adaptadas, sempre com respeito aos limites e desejo de cada idoso, visando à melhoria na qualidade de vida pela promoção do aumento da desenvoltura em movimentos do corpo no cotidiano. Em relação à estimulação cognitiva, são praticadas atividades em rodas de conversas e jogos de estímulos ao raciocínio.
O Centro dia do Idoso (CDI) também fornece um dia da semana dedicado a cuidar da autoestima de cada idoso, com o Dia da Beleza e orientações de higiene pessoal, incluindo auxílio no banho para quem precisa. Na parte alimentar, os idosos podem aproveitar as refeições de café da manhã, almoço e café da tarde, preparadas com cuidado, em que se prioriza alternativas saudáveis e de qualidade.
Os idosos, geralmente avós, contribuem expressivamente à formação e expansão da árvore genealógica familiar, à educação dos netos e ao desenvolvimento de um país a partir de sua vida ativa no mercado de trabalho, pois geralmente coopera com a geração de riquezas por décadas a fio. “O envelhecimento é um processo natural e desafiador, e no Centro Dia do Idoso, cada pessoa é acolhida com carinho. O trabalho é realizado para que nossos idosos vivam esta fase com qualidade, respeito e afeto. Cuidar dos nossos idosos é, sim, preservar a nossa história”, analisa a prefeita Carmen Zanotto.
Localizado na rua Visconde de Cairú, nº: 249, no bairro Centenário, o Centro Dia do Idoso presta atendimento de segunda a sexta, com funcionamento das 8h às 17h, sem fechar no horário de almoço.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Centro Dia do Idoso/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!