Concluída a colocação de tapume na calçada lateral da Catedral Diocesana
07/02/2025 17:15:45
Infraestrutura 07/02/2025 17:15:45
Concluída a colocação de tapume na calçada lateral da Catedral Diocesana
A estrutura de alumínio permanecerá fixada até que o processo de restauro junto à FCC seja executado
Prezando pela segurança de pedestres e motoristas que passam diariamente pela rua Frei Gabriel, entre a praça João Ribeiro e a rua Lauro Müller, a prefeitura de Lages instalou tapumes nesta semana para isolar o local até que as medidas de restauração da Catedral Diocesana sejam efetuadas.
A ação conjunta com a Secretaria Municipal do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam), Secretaria de Obras e Diretoria de Trânsito (Diretran), com a colocação de uma estrutura fixa, conforme orientação da prefeita Carmen Zanotto, se fez necessária para não haver risco de novos incidentes. “A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) já esteve em Lages, vistoriou a Catedral e apontou a necessidade da elaboração de um projeto para restauração e manutenção permanente da edificação”, explica o secretário da Seplam, Malek Rau Dabbous.
O laudo prévio da FCC concluiu que ainda há a possibilidade de outros fragmentos de pedra se desprenderem da Catedral e, para evitar qualquer dano, enquanto o projeto de restauro é elaborado, a estrutura de segurança e prevenção continuará fixada no local. “O asfalto foi recortado em alguns pontos para concretar os palanques de madeira que dão sustentação às chapas de alumínio do tapume. A estrutura permanecerá até que o processo de aprovação do projeto, a captação de recursos e a execução dos trabalhos estejam concluídos”, pondera o secretário.
A Catedral Diocesana de Lages é patrimônio histórico tombado pelo Estado, daí a necessidade de um parecer técnico da FCC. Após a elaboração do projeto, haverá a captação de recursos junto a programas e órgãos especializados para a posterior execução do restauro e manutenção. “Não se faz qualquer tipo de intervenção na estrutura sem antes passar por essas etapas. Não podemos simplesmente fechar a via e colocar as pedras novamente no lugar. Por isso a importância de isolar a área com tapume resistente”, completa o secretário Malek.
As duas pistas da Frei Gabriel estão liberadas para o tráfego de veículos, porém os pedestres devem utilizar a calçada entre a Catedral e a prefeitura, ou usar a calçada do outro lado da via. “Estamos com um trabalho de orientação nas escolas das proximidades, junto à equipe da Diretran, com a distribuição de um folder explicativo e pedindo que as pessoas evitem passar por ali e usem rotas alternativas para garantir a segurança de todos”, reitera.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!