Município enviou ofícios a instituições públicas e privadas de ensino e de atendimento a públicos específicos, como a Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), com a finalidade de prestar recomendações e buscar auxílio a respeito da conscientização do público: Colégio Santa Rosa, Colégio Bom Jesus, Escola Vi
O acidente com a queda de uma pedra ornamental de uma das duas torres da Catedral Diocesana sobre a calçada e pista de rolamento da rua Frei Gabriel, em janeiro deste ano, sinistro em que não houve vítimas e danos materiais a terceiros em razão da movimentação de fragmentos, torna salutar informar à população de Lages sobre a interdição da área próxima ao local, reconhecida pelo alto fluxo diário de travessia de veículos e pedestres no endereço central. A prefeitura de Lages, por intermédio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Diretoria de Trânsito (Diretran) priorizam a segurança da comunidade de maneira permanente.
A instalação de tapumes evita que, em caso de uma nova eventual ocorrência, peças não atinjam pessoas ou carros. Com a resguarda do espaço, a programação de celebrações de novenas e missas no ambiente interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres permanece em normalidade. Cavaletes e cones de sinalização de trânsito delimitam o lugar para tráfego de veículos a caminho de outras ruas e avenidas em sentido único de direção e servem de aviso a transeuntes.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), responsável pela estrutura física da Catedral, encaminhou profissional técnico para vistoria e emissão de laudo/parecer sobre as condições.
A Diretoria de Trânsito (Diretran) esclarece: A interdição ocorre no meio da quadra da rua Frei Gabriel, entre a a praça João Ribeiro e a rua Lauro Müller. Foi necessário realocar as faixas de rolamento, permitindo o fluxo dos veículos, sem a possibilidade de criação de uma área destinada ao trânsito de pedestres ao lado dos tapumes. Assim, optou-se por interditar toda a calçada lateralmente à Catedral, eliminando o risco de passagem de pedestres no meio da quadra, diante do perigo à integridade física com a troca de percurso fora da faixa de pedestre.
Desta forma, orienta-se aos cidadãos, em sentido da contramão dos carros, em direção de subida à Catedral, atravessar na faixa de pedestre junto ao semáforo de cruzamento com a rua Lauro Müller, passando para a rua Frei Gabriel e, depois, retorno à Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), ou simplesmente utilizar o lado oposto, pela rua Alves de Brito (acesso ao estacionamento da Prefeitura).
Os tapumes estão em montagem pela Secretaria de Obras e a sinalização (pintura) de dispositivos horizontais visuais de alerta está em processo de reforço na tarde desta quarta-feira (5 de fevereiro). Seguem os trabalhos de sinalização. A via está fechada em meia pista (pois é dupla) e será liberada no período vespertino desta quarta.
Em resumo: Com o aumento do número de veículos no período de volta às aulas e para impedir o represamento do trânsito, a prefeitura realocou as faixas de rolamento para poder haver duas faixas e realocou as vagas de táxis e algumas de motocicletas. Com esta medida, a calçada estará interditada em toda a sua lateral da Catedral. As pessoas deverão, preferencialmente, utilizar a calçada entre a Catedral e a prefeitura, ou atravessar na faixa de pedestre abaixo do semáforo com a rua Lauro Müller, usar o outro lado da via e retornar na faixa de pedestre em frente à Catedral.
Cuidados redobrados na volta às aulas
As duas escolas situadas nas adjacências da rua Frei Gabriel terão seu retorno escolar para o início do ano letivo de 2025 a crianças e adolescentes a partir da próxima sexta-feira (7 de fevereiro) - Santa Rosa - e segunda-feira (10 de fevereiro) - Bom Jesus. Automaticamente, a presença de veículos e pessoas aumenta significativamente nestes endereços.
O Município enviou ofícios a instituições públicas e privadas de ensino e de atendimento a públicos específicos, localizadas nas proximidades, a exemplo da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), com a finalidade de prestar recomendações e buscar auxílio a respeito da conscientização do público: Colégio Santa Rosa, Colégio Bom Jesus, Escola de Educação Básica (E.E.B.) Vidal Ramos e Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva.
Primordial cada detalhe para proteger a comunidade. “Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos a compreensão da sociedade. Por fim, aproveitamos a oportunidade e solicitar que as escolas orientem seus alunos e colaboradores acerca das alterações mencionadas, visando a segurança de todos”, acentua o diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização, Ricardo Fonseca Nerbass.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos rua Frei Gabriel: Fábio Pavan
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!