Companhia promoveu investimento recorde de R$ 2 bilhões em 2023 e 2024 para modernizar e expandir serviços em Santa Catarina
Um dos pilares do futuro de desenvolvimento promissor e da qualidade de vida da população de uma cidade passa pelo planejamento energético. Em encontro na manhã desta segunda-feira (13 de janeiro) com especialistas das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) - gerente regional da Celesc Lages, Vanessa Salvati, e o gerente de Operação e Manutenção da Celesc Lages, Flávio Pereira, a prefeita Carmen Zanotto traçou tratativas a respeito de temas essenciais ao avanço de Lages.
Acompanharam a reunião, ainda, o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Ráu Dabbous, e a diretora de Iluminação Pública (setor vinculado à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente), Marielle Madruga dos Santos.
Delineados assuntos relacionados à iluminação pública do município: Ampliação e modernização do sistema e de equipamentos físicos; ampliação, em andamento, da Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Caveiras; ocupação do cabeamento de telefonia e Internet, e a substituição das lâmpadas tradicionais por LED - Light-Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz, nos postes de iluminação pública - sistema tecnológico, inovador e altamente econômico ao Poder Público, em processo de instalação nas principais avenidas e em ruas de bairros e loteamentos de Lages. Ainda, na pauta da reunião, medidas e ações desenvolvidas pela Celesc acerca da poluição visual provocada por cabos extra energia.
Fiscalização de anormalidades
Soluções já implantadas pela Companhia desde dezembro de 2024 em exposição durante o encontro com a prefeita, a exemplo da existência e atividade de um veículo (caminhonete) e de uma equipe exclusiva à fiscalização de cabeamento de telecomunicações (telefonia e Internet), na detecção de casos problemáticos, como cabos excessivamente baixos ou irregulares.
Mutirão de limpeza de cabeamento
Para o primeiro semestre deste ano de 2025, a Celesc pretende colocar em prática uma segunda alternativa de seu plano. A previsão de ações conjuntas pontuais em ruas, consideradas preconizadas pela Celesc, em forma de um mutirão de limpeza de cabeamento. Trata-se de um serviço a ser executado periodicamente e que já é realidade em outros municípios do Estado de Santa Catarina.
Usina Salto Caveiras e estudo de capacidade
A chefe do Poder Executivo, prefeita Carmen Zanotto, solicitou à Celesc, a informação de áreas para desapropriação e voltadas à exploração turística no Salto Caveiras. Por fim, a Celesc se disponibilizou a um eventual aumento do parque fabril para ajustes de sua infraestrutura ao fornecimento de energia, diante do questionamento da prefeita Carmen Zanotto pertinente à capacidade da Celesc em suprir a geração e o abastecimento de energia elétrica em situações de instalação de empreendimentos empresariais no município, com enfoque no desenvolvimento sustentável dos negócios. A prefeitura fará um levantamento com estimativa de tipo de empresa, carga instalada e de pessoas, para então a Celesc providenciar um estudo.
Serviços públicos de âmbitos governamentais distintos, porém, unidos para definir caminhos de proporcionar melhores condições às pessoas. “A Celesc é uma das mais importantes Companhias de serviços públicos do Estado de Santa Catarina, reconhecida pela excelência em seus atendimentos. A prefeitura está de portas abertas sempre que o diálogo pairar facilidades à vida dos moradores e empreendedores lageanos”, avalia a prefeita Carmen Zanotto.
A expansão da rede trifásica e a criação de novas subestações e usinas fotovoltaicas, além da ampliação do corredor elétrico, foram ações fundamentais da Celesc para ampliar o fornecimento de energia e atender as crescentes demandas da população catarinense nos últimos dois anos. “Esta proximidade com o Poder Executivo municipal de Lages em início de gestão é extremamente positiva. Todos temos a ganhar, sobretudo os habitantes da cidade”, pontua a gerente regional da Celesc Lages, Vanessa Salvati, enquanto o gerente de Operação e Manutenção da Celesc Lages, Flávio Pereira, reitera: “Lages é o município com mais unidades consumidoras da nossa agência. Daí advém com maior força a importância das discussões e desta relação de parceria.” Estruturada como holding em 2006, a Companhia (Celesc) possui duas subsidiárias integrais (Celesc Distribuição e Celesc Geração), e mantém participações em empresas afins do setor elétrico e da área de infraestrutura.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Diogo Schimitz
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!