As telhas são fornecidas por intermédio da decretação de Situação de Emergência, procedimento jurídico necessário para a liberação dos itens, via Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil
Na véspera do dia 1º de janeiro de 2025, Réveillon de 2024 para o próximo ano, moradores de bairros e loteamentos da região alta do perímetro urbano de Lages se depararam com uma situação grave no fim da tarde, enquanto cuidava-se dos preparativos para as festividades da “Virada”. Um temporal com chuva de granizo acompanhado de vendaval atingiu Lages e provocou danificações nas estruturas de cobertura (telhado) de residências e estabelecimentos comerciais em 19 bairros e uma localidade do interior.
Ao atuar com imediatismo e prontidão, por determinação da prefeita Carmen Zanotto, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), auxiliou as famílias afetadas com a entrega de aproximadamente quatro mil e seiscentos metros de lonas para atenuar os prejuízos materiais e proteger crianças, adultos e idosos dentro de seus lares durante a noite e próximos dias.
O transporte de carga formada por seis mil unidades de telhas de fibrocimento irá chegar com os itens a serem descarregados em Lages na manhã desta sexta-feira (3 de janeiro), por volta das 7h, no pátio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, situada no bairro Caravágio, todavia, as entregas devem iniciar por volta das 8h. Logo em seguida, agentes da Defesa Civil Municipal irão providenciar e executar o processo de repasse às famílias cadastradas que estão à espera, mediante roteiro pré-estabelecido pelo órgão de prevenção e combate a desastres de Lages. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente apoiará a iniciativa da Defesa Civil, assim como a Secretaria de Obras irá disponibilizar servidores para atuarem no aspecto de distribuição às famílias.
Repasse de telhas acontecerá ao longo dos próximos quatro dias
A entrega será realizada diretamente nas residências das pessoas devidamente cadastradas, conforme agenda de divisão entre quatro datas - 3, 4, 5 e 6 de janeiro (sexta, sábado, domingo e segunda-feira). Para receber as telhas, é imprescindível que haja na moradia uma pessoa maior de 18 anos com documento oficial de identidade, de preferência o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de um morador. Porém, se não for possível haver uma pessoa na habitação, um vizinho ou outra pessoa indicada pelo morador poderá receber as telhas, e deve estar autorizado a receber o material, com o documento do morador.
A pessoa que recepcionará as telhas deverá assinar o recibo de entrega, servindo para a prestação de contas ao Governo do Estado/Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. As telhas são fornecidas por intermédio da decretação de Situação de Emergência, procedimento jurídico necessário para a liberação dos itens, via Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. O documento foi assinado pela prefeita Carmen Zanotto na manhã desta quinta-feira (2 de janeiro).
Cadastramento prévio
O secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, recomenda às pessoas como agir diante do cadastro para recebimento de telhas: por telefone - (49) 3019-7477/(49) 3019-7479 - fixos - e plantões 24 horas por dia, nos sete dias da semana - (49) 99836-1702/199. Os cadastros seguirão até esta sexta-feira (3 de janeiro), às 18h.
Após o cadastramento serão feitas as visitações nas residências para que se possa computar os danos e, na sequência, solicitar o material necessário para a reconstrução dos telhados.
As pessoas que não conseguirem efetuar o cadastro ou não estiverem em casa nestes dias (3, 4, 5 e 6), deverão entrar em contato com a Defesa Civil a partir do dia 6 de janeiro (segunda-feira), pela Central - (49) 3019-7477/(49) 3019-7479. “Nossas equipes estarão de plantão a todo momento, inclusive neste fim de semana, para prestar um atendimento humanizado e acolhedor às pessoas que tomaram este susto no último dia de 2024”, sintetiza Sargento Ribeiro.
Bairros dentro do roteiro para os dias 3 e 4
* Santa Mônica
* Caroba
* Cidade Alta
* Área Industrial
* Boqueirão
* Santa Cândida
Bairros dentro do roteiro para os dias 4, 5 e 6
* Santa Mônica
* Caroba
* Santa Cândida
* Copacabana
* Vista Alegre
* Vila Maria
* Santa Clara
* Morro grande
* Santa Catarina
* Bom Jesus
* Popular
* Habitação
* Índios
Uma reunião liderada pela prefeita Carmen Zanotto na manhã desta quinta-feira (2 de janeiro), com os novos secretários municipais e outros membros do colegiado foi idealizada com a finalidade de tratativas sobre ações a serem executadas nos primeiros dias de governo. Ainda, a prefeita e secretários receberam o coordenador Regional de Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, para levantamento das informações e elaboração do plano de ação e resposta à população atingida.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Marlon Sá Molin
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!