Nos oito anos de administração (2017-2024), destacam-se os principais projetos de infraestrutura executados pelas secretarias de Obras e de Planejamento e Mobilidade Urbana
A maior realização, no período 2017-2024, compreende a execução de 350 projetos de reurbanização de ruas e avenidas de Lages, incluindo tanto o Centro da cidade quanto os bairros. Lages tem cerca de 400 quilômetros de vias urbanas, que se estendem pelos 69 bairros, incluindo o Centro da Cidade. Em oito anos, foi pavimentado e reurbanizado o equivalente a 100 quilômetros de vias.
Impossível, neste espaço, enumerar todos esses projetos, porém destaca-se alguns deles, como exemplos de projetos de revitalização e urbanização, os quais proporcionam um visual moderno e desenvolvimento da infraestrutura urbana.
Avenida das Torres
Projeto de construção da avenida das Torres, bairros Guarujá, Bates e Vila Mariza, primeiro trecho, mais a pavimentação da rua Bento Antunes, e trechos das ruas Porto Seguro e Vera Cruz, formando corredor de acesso à avenida 31 de Março. Investimento de R$ 2.500.000,00, orçados pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Lages), oriundos do Fundo Social, do Governo do Estado, liberados via Secretaria Executiva de Supervisão de Recursos Desvinculados. Pavimentação da segunda pista do primeiro trecho da avenida das Torres, desde o trevo com a rua Emílio Blum até o terreno da Havan.
Obras de urbanização de segundo trecho de 500 metros de extensão, da avenida das Torres, no bairro Vila Mariza, entre as confluências com a marginal da BR-282, na altura da rótula de acesso ao Lages Garden Shopping, e a rua Bruno Lüersen. Investimentos de R$1,3 milhão na obra, incluída no programa Minha Rua Melhor, compreendendo o asfaltamento e drenagem pluvial, bem como construção de calçadas em concreto e piso podotátil. Este trecho da avenida dá acesso viário à nova Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Mariza, e alternativa de acesso ao shopping e à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath. Obras de asfaltamento de trecho de 150 metros de extensão, acesso ao Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Avenida Ponte Grande
Obras da avenida Ponte Grande: rede de saneamento básico; ponte de acesso ao condomínio Ponte Grande; pavimentação de 600 metros do Trecho 00, de acesso ao condomínio residencial (orçada em R$ 800 mil). Projetos de pavimentação dos trechos 01 e 02 da avenida. Obras de conclusão das 200 casas do condomínio Ponte Grande construídas com recursos federais, liberadas pela Caixa Econômica Federal. A Prefeitura adquiriu o terreno do condomínio, ocupado por 170 famílias cadastradas em 2011, que foram deslocadas das áreas ribeirinhas.
Lotes residenciais de 240 metros quadrados e área construída de 44 metros quadrados (dois quartos, banheiro, cozinha e sala conjugadas, área de serviço com espaço para ampliação). Antes de ocupar o condomínio, as 170 famílias residentes foram assistidas com aluguel social, pagas com recursos da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).
Avenida Carahá
Obras de urbanização da avenida Carahá, no trecho de 1.187,48 metros de extensão, entre as pontes dos bairros Caça e Tiro e Habitação. Projeto com ambas as pistas asfaltadas, medindo 13 metros de largura (cada pista com duas faixas de 3,5m), mais ciclovia e espaço para estacionamento. Construção de passeios públicos (em paver) à margem e instalação da rede de iluminação pública, mais guard-rail (defensas metálicas).
Obras de destaque executadas na área central
Mercado Público Municipal - Após um período de 12 anos desativado, o Mercado Público Municipal foi completamente restaurado e ampliado. Somando os 2 mil metros quadrados ampliados, o prédio histórico tem 3.600 m2 de área total construída.
O projeto de restauração foi elaborado através de concurso público lançado em nível nacional e posteriormente executado pela Prefeitura de Lages, por meio de licitação pública vencida pela empresa Terra Engenharia. O investimento teve custo em torno de R$ 8 milhões, verba estadual e contrapartida da Prefeitura.
Dos 42 boxes, 60% deles destinam-se à comercialização de produtos regionais. “Este é um espaço público de referência para o povo lageano e para os turistas. Um local de vivências e de negócios que realça a qualidade dos produtos regionais (mel, queijo, carne, pinhão, artesanato etc) e destaca a cultura e o tradicionalismo do povo serrano”, destaca o prefeito Antonio Ceron.
Centro Comercial - O projeto de modernização, reforma e revitalização do centro comercial de Lages, abrange as ruas Coronel Córdova, Nereu Ramos, Correia Pinto, (trecho de calçadas da rua Quintino Bocaiúva), incluindo os calçadões Central e Túlio Fiúza de Carvalho, mais a Praça João Ribeiro. O custo das obras, conveniadas com o governo do Estado, foi de R$ 13 milhões. Na rua Coronel Córdova, desde os Correios até a Praça do Terminal, foram instalados 40 postes metálicos com luminárias de LED. Essas melhorias também foram feitas nas demais ruas incluídas no projeto.
Essas obras proporcionam acessibilidade, modernidade, áreas visualmente despoluídas e mais espaçosas para os pedestres. Implantou-se sistema de cabeamento subterrâneo, tendo sido retirada fiação aérea, seja de eletricidade, telefonia e TV a cabo. O outrora emaranhado de fios hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e ladeiam praças. É a modernidade, a acessibilidade, a comodidade, o espaço urbano mais humanizado.
Largo da Catedral - O investimento público nas obras de revitalização do Largo da Catedral, foi de R$545.444,28. Toda a pavimentação antiga foi removida e substituída por pedra de ardósia. Floreiras e calçadas com acessibilidade aos deficientes visuais foram construídas em volta da Catedral, e uma rampa lateral para acesso aos deficientes físicos ao interior do templo religioso.
Tanque - Para as obras de revitalização do Parque Jonas Ramos (Tanque), foram investidos R$ 980 mil reais, provenientes de emenda parlamentar, mais contrapartida da Prefeitura de Lages. Foram construídas novas calçadas, parque infantil, quadra poliesportiva, chafariz, Pet Place Mictórios e reativados os pedalinhos do lago.
Construção da Praça Sensorial da APAE
O propósito da praça pública sensorial é recepcionar indivíduos da sociedade em geral - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - com deficiência intelectual, deficiência múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência física, deficiência visual e deficiência auditiva, portanto, com necessidades especiais e, sobretudo, os amparados por entidades, como os alunos da Apae, e os participantes da Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APA) e Projeto Pró Autismo. Com orçamento viabilizado pelos poderes públicos municipal (prefeitura) e federal (União), os investimentos são de R$ 710 mil, os quais, divididos entre R$ 500 mil, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU)/emenda parlamentar federal, e contrapartida de R$ 210 mil, do Município. Os agentes participantes são o Ministério da Economia e a Prefeitura de Lages.
Projetos de infraestrutura diversificados
Revitalização da pista de atletismo do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior (Tio Vida).
Revitalização da quadra esportiva do bairro da Várzea.
Quadras Poliesportivas dos bairros Guarujá/Tributo.
Obras de construção de canaletas de concreto (para escoamento pluvial) ao longo de 950 metros da avenida Lambari, na sede do distrito de Santa Terezinha do Salto Caveiras.
Obras de reforma do Ginásio Jones Minosso e ampliação das quadras de esportes.
Conclusão das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O reinício das obras ocorreu em 2017, quando o projeto estava com apenas 23% da estrutura executada. A Prefeitura de Lages investiu em torno de R$ 3 milhões, recursos próprios, e o governo federal disponibilizou R$ 1,5 milhão.
Obras de revitalização da Rodoviária Municipal Dom Honorato Piazzera: reforma dos banheiros e do telhado, nova sinalização de trânsito, revisão elétrica, implantação de cobertura com estrutura metálica sobre o ponto de táxi e as portas de entrada. Novo sistema de iluminação nas praças de estacionamento.
Construção de Capela Mortuária no Cemitério Nossa Senhora da Penha
Obras de adequações estruturais no Centro da cidade, para um trânsito mais humanizado e seguro: construção de faixas elevadas e prolongamento das calçadas. O cruzamento das ruas Jorge Lacerda e João de Castro foi o primeiro a ser contemplado. O alargamento do passeio público, nas esquinas, deixa a pista de rolamento mais estreita e desta forma os motoristas são obrigados a diminuírem a velocidade.
Construção de 1500 metros de calçadas (passeio público), desde imediações da via marginal da BR-282 até a avenida 31 de março, no bairro Guarujá, abrangendo trecho da avenida das torres. As calçadas se estendem desde o ponto de confluência da rua Porto Seguro com a avenida 31 de Março e seguem por trechos das ruas Vera Cruz, Bento Antunes e avenida das Torres, até alcançar a rótula em frente ao portão de saída de veículos do Lages Garden Shopping.
Obras de implantação de nova área de estacionamento na via de acesso ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazzera, para quem se desloca pela avenida Dom Pedro II. Neste espaço, têm vagas exclusivas para Van escolar.
Programa de Eficientização Energética (PEE), nos bairros Santa Mônica e Caroba, com instalação inicial de 656 pontos de LED, com luz branca de maior eficiência e menor consumo de energia. As melhorias na iluminação pública abrangeram 43 ruas. Inicialmente o PEE compreendia 601 luminárias e a ampliação, com 55 novos pontos de LED (convênio com a secretaria municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages).
Compra de equipamentos para a Secretaria de Obras: dez caçambas e uma patrola, para mais agilidade e qualidade nos serviços prestados à comunidade lageana.
Elaboração de Plano Diretor do Município. A cada 10 anos, a Prefeitura de Lages precisa elaborar um novo Plano Diretor, o qual é definido a partir de uma série de audiências públicas, nas quais os moradores da cidade e dos distritos apontam as principais necessidades relativas ao desenvolvimento e zoneamento urbano da cidade
Obras de reforma e melhorias estruturais do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.
Construção de cancha de bocha do bairro Universitário, junto ao complexo esportivo do Ginásio Jones Minosso.
Obras de reforma e ampliação da UBS do bairro Universitário, investimento de R$ 380 mil, sendo R$ 200 mil repassados pelo Ministério da Saúde e R$ 180 mil de contrapartida da Prefeitura. UBS localizada na rua Gama Deça, 41, em área anexa à Uniplac (Portão D).
Obras de implantação de rótula no ponto de confluência das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos e construção de calçadas (passeios públicos), à margem esquerda de ambas as ruas, no trecho compreendido entre o Colégio Militar, no bairro Morro do Posto e a via marginal da BR-282, no bairro São Francisco.
Investimentos nas obras de construção da Usina de Asfalto do Cisama.
Construção de Ciclovias
Construção de cerca de 40 mil metros de ciclovias, que se estendem por 12 vias urbanas de Lages. A maior extensão de ciclofaixa encontra-se na avenida Belizário Ramos (Carahá) – 13,654 km, somando trechos implantados em ambas faixas de rolamento da avenida. Veja na sequência, as demais vias com ciclofaixas e a extensão específica:
Saneamento Básico, Pontes, Galerias e Serviços de Desassoreamento e Drenagem
A implantação do sistema de esgotamento sanitário do Complexo Ponte Grande atenderá diretamente a demanda de coleta de esgoto de 13 bairros, onde atualmente residem 35 mil habitantes. Obras conveniadas pela Prefeitura de Lages com o Governo Federal, por intermédio do PAC-2. A obra da infraestrutura de coleta e tratamento do esgoto sanitário foi concluíodo em 2024.
Obras de reconstrução da ponte sobre riacho que cruza pela rua Luiz Floriani, no bairro Beatriz, e da passarela sobre o rio Ponte Grande, interligação dos bairros Santa Maria e Loteamento Jardim Cepar, acesso pela rua Maria Koerich Bunn. Obras básicas executadas pela Secretaria de Planejamento e Obras.
Obras de construção da ponte sobre o rio Ponte Grande, na rua Glorocindo Alves Pain, interligação dos bairros Dom Daniel e Guarujá, investimento superior a R$ 250 mil. Estrutura em pré-moldado, com 12 metros de comprimento por 10,5 metros de largura (126 metros quadrados de área construída).
Obras de construção de galeria pluvial na rua Dilnei Vieira Velho, no bairro Chapada, em substituição a ponte de madeira, antiga estrutura existente sobre um riacho. Galeria com tubulação de concreto (peças de 2,5 metros por 2,5 metros, formando duplo canal para o escoamento das águas do riacho).
Obras gerais de desassoreamento dos rios urbanos de Lages, feitos em conjunto pelas secretarias de Serviços públicos e Meio Ambiente, Defesa Civil e Obras. Retirada do excesso de terra, areia e detritos, de determinados pontos das margens do rio, acumulados, ao longo do tempo, pela ação erosiva das enxurradas, bem como corrigir a calha dos rios e riachos urbanos.
Obras de construção de ponte de concreto sobre o riacho Ipiranga, na linha de divisa do bairro de mesmo nome com o bairro Copacabana, na rua Marciano Antunes. Investimento da ordem de R$ 105.000,00.
Obras de drenagem nas ruas dos Angicos e Guamirim, no bairro Habitação, com 225 metros de extensão com tubos de 60 centímetros de diâmetro. Estende-se pela rua do Guamirim, a partir do ponto de confluência com a rua dos Angicos, até alcançar a rua das Bracatingas. Investimento de R$ 96 mil reais.
Obras de concretagem da encosta do rio Carahá, à jusante da ponte sobre o rio Carahá, junto ao cruzamento das avenidas Belizário Ramos e Dom Pedro II.
Construção de galeria pluvial do bairro São Paulo. O córrego da galeria se estende ao longo da rua Alberto Nepomuceno, cruzando pela rua Leopoldo Miguez e dali em diante atravessa a área onde estão localizados o CEIM São Paulo e a praça do bairro. Nesse trecho foram instalados tubos de concreto de 1,2 metros de diâmetro e na área da praça a galeria está sendo construída com estrutura de concreto de cerca de 3 metros de diâmetro.
Construção de muro de contenção no bairro Santa Helena na margem de riacho que corta a rua Benjamin Constant. Obra necessária para conter as águas das enxurradas que invadiam a área residencial.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Fábio Pavan
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