Prefeitura de Lages cuidando de todos: proteção social marcou os últimos oito anos
19/12/2024 09:57:17
Lages e seus mais recentes 8 anos 19/12/2024 09:57:17
Prefeitura de Lages cuidando de todos: proteção social marcou os últimos oito anos
Assistência e abrigo às pessoas em situação de rua foram um dos pontos altos da administração municipal
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçou a rede de proteção social, garantindo apoio a famílias em vulnerabilidade. Foram implementados programas de assistência como o Bolsa Família Municipal, além da ampliação de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e serviços de acolhimento às pessoas em situação de rua.
A diretoria de Proteção Social de Média Complexidade é a responsável pelos serviços que oferecem atendimento às famílias, seus membros e aos indivíduos com direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Neste caso, requerem atenção especializada e acompanhamento monitorado.
Assistência e abrigo às pessoas em situação de rua foram um dos pontos altos da administração municipal. O Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população que vive nas ruas. Realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, encaminhamentos para a rede socioassistencial e intersetorial, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.
Centro Pop - possui o Serviço de Abordagem Social que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua.
Abrigos temporários - A gestão também ampliou o atendimento à população em situação de rua, com a criação de abrigos temporários e programas de reintegração social, além da distribuição de cestas básicas e campanhas de arrecadação que mobilizaram a cidade.
Acolhimento Pop - Serviço de Acolhimento para Adultos e Família é o acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem. É semelhante a uma residência, com limite máximo de 50 (cinquenta) pessoas por unidade e de quatro pessoas por quarto.
Serviço de Acolhimento Noturno/Albergue - Promove o apoio e proteção à população atingida por situação de emergência e calamidade pública, assegurando a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial, para minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.
O serviço foi criado para atender a demanda temporária, no período de frio extremo, com o acolhimento da população em situação de rua, porém devido ao aumento da procura pelo serviço, a partir de 2020 o acolhimento passou a ser um serviço permanente e precisou passar por readequação, inclusive na nomenclatura e tem como objetivo a transformação do serviço para casa de passagem, proporcionando um espaço seguro e temporário para que as pessoas em situação de rua possam receber apoio e encaminhamento para soluções mais permanentes de moradia e reintegração social.
Texto: Aline Tives
Foto: Toninho Vieira
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!