Manifestações de artes e cultura têm como protagonistas artistas lageanos de todas as idades, regiões e gêneros
Escola de Artes e Programa Lages Melhor
Desde que o prefeito Antonio Ceron assumiu a administração de Lages em 2017, a sua proposta sempre foi a contemplação das artes e cultura para quem não tivesse o acesso facilitado. Oferecer cursos gratuitos de danças, artes visuais e musicalização em bairros de Lages era um dos objetivos. Tudo se tornou real, quando, já no primeiro ano de gestão, a Prefeitura e Fundação Cultural lançaram o Programa Lages Melhor no Bairro Santa Mônica com a primeira aula de ballet e danças urbanas. Cursos totalmente gratuitos e oferecidos para moradores das comunidades longe da região central. O Programa Lages Melhor, que iniciou na parte alta da cidade, ainda soma os bairros Penha, Habitação, Guarujá, São Paulo e São Francisco, Praça do CEU (Universitário) e Vila Maria.
De 2017 a 2024, Escola de Artes e Programa Lages Melhor conseguiram reunir em números, cerca de mais de nove mil cursistas com idades entre 5 e 80 anos de idade.
2020 e a pandemia
Com a pandemia e a impossibilidade das aulas presenciais, a Prefeitura de Lages por meio da Escola de Artes e Fundação Cultural mobilizaram professores e alunos em aulas on-line no canal do YouTube da Fundação.
Mais de 300 horas de aulas on-line em todos os cursos oferecidos pela Escola de Artes e Programa Lages Melhor durante sete meses. As aulas também chegaram a um universo muito maior do que alunos. Uma das aulas de street dance atingiu 84 mil visualizações.
Crianças, jovens e adultos em grandes eventos
Além das aulas nos polos dos bairros e na Escola de Artes, cursistas a cada ano participaram de eventos culturais de grandes proporções como o Natal Felicidade, as apresentações de fim de ano no Ginásio Jones Minosso, Recanto do Pinhão e festivais de danças pelo Brasil e até na Argentina.
Os espaços de memória e artesanato
Museu Histórico Municipal Thiago de Castro, Memorial Nereu Ramos e Casarão Juca Antunes
Investir na preservação e propagação da memória da serra e de Lages foi uma prerrogativa da gestão municipal. O Museu Histórico Municipal Thiago de Castro passou por uma revitalização em todos os seus processos. Principalmente se adequando e cumprindo um Termo de Ajuste de Conduta esquecido em anos passados. Hoje o MHTC se credencia como um dos principais acervos documentais do Brasil.
O Memorial Nereu Ramos continua com os trabalhos da manutenção e divulgação da vida e obra política do único catarinense a chegar à presidência da república.
O icônico Casarão Juca Antunes passou por um criterioso processo de restauro pela iniciativa privada e foi entregue ao município para a gestão da Prefeitura e Fundação Cultural. Hoje, mais de mil visitantes ao ano conhecem muito da história de Lages desde os seus povos originários.
Além dos museus, prefeitura e FCL também atuaram na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo e no Ponto de Leitura Rita de Cássia no Terminal Urbano e ativação da Casa do Artesão com cursos gratuitos de artesanato e a participação das servidoras na criação das decorações do Natal Felicidade e demais eventos.
Eventos culturais
Festa Nacional do Pinhão
A promoção da escolha da realeza da Festa Nacional do Pinhão, organização das Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense e mais o Recanto do Pinhão Aracy Paim destacaram o resgate dos valores do tradicionalismo, das raízes da nossa identidade cultural e da inserção do artista da terra em seus manifestos.
Criação, apoios e parcerias e todas as setoriais das artes e cultura
A participação da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural também atuou em todas as áreas culturais da cidade. Eventos como Festival Curta Lages de Cinema, Festival Internacional de Cinema Ambiental, Festival Catarinense de Arte e Tradição (Fecart), Salão do Livro da Serra Catarinense, Veteran Car, Festivais de Danças com escolas públicas e particulares, Festivais Musicais, apoio na logística e divulgação de projetos de outras cidades contemplados pela Lei Rouanet, Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC), Prêmio Catarinense de Cinema, Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, Semana e Primavera de Museus, Dia Nacional dos Arquivos, Dia Internacional da Animação, Festival Colheita do Pinhão, shows da Camerata Florianópolis, Festivais de Bandas e Fanfarras, encontro de bateristas, criação e execução do Lages Matsuri no Tanque e apoio aos Festivais do Japão e outros.
Texto: Fabrício Furtado
Fotos: Nilton Wolff e Fabrício Furtado (arquivo FCL)
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!