Entre 2017 e 2024 (11 de outubro) foram acolhidas 199 mulheres e 269 crianças/adolescentes na Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues. Bem como foram realizados 2.146 atendimentos
Primeira Secretaria Municipal com atenção especial ao público feminino de Santa Catarina e uma das únicas do Brasil, a Secretaria de Políticas para a Mulher foi idealizada e implantada em Lages com a finalidade de atribuir apoio a mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual ou patrimonial.
De janeiro de 2024 a 11 de outubro de 2024, a Secretaria realizou 1.382 atendimentos, entre articulação com a rede, atendimento coletivo, atendimento familiar, tentativa de atendimento, atendimento particularizado, atendimento presencial, encaminhamentos, contato telefônico, tentativa de contato e agendamento.
Entre 2017 e 2024 (até 11 de outubro) foram atendidas 1.339 mulheres, totalizando 17.419 atendimentos (este dado envolve todos os registros de atendimento presencial, reunião de rede, articulações, contatos telefônicos).
No período compreendido de janeiro de 2024 a 11 de outubro de 2024 foram realizados 314 atendimentos individualizados (psicoterapia). A psicoterapia iniciou em julho de 2022 e, até setembro de 2024, totalizou 733 sessões.
Sete anos: Mais de 468 mulheres e filhos acolhidos e mais de dois mil atendimentos no Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência - Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues
Implantada para assegurar a integridade física da mulher e de seus filhos com idade abaixo de 18 anos, em endereço sigiloso e formatada o mais próximo de um lar possível, de modo temporário, a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues oportuniza acolhimento, sensibilidade, atendimento humanizado com profissionais multidisciplinares, estrutura e alimentação, entre outros benefícios às mulheres.
De janeiro de 2024 a 11 de outubro de 2024 foram acolhidas 16 mulheres e 16 crianças/adolescentes no espaço.
Entre 2017 e 2024 (11 de outubro) foram acolhidas 199 mulheres e 269 crianças/adolescentes. Bem como foram realizados 2.146 atendimentos (este dado envolve todos os registros de atendimento presencial, reunião de rede, articulações, contatos telefônicos).
Casa de Apoio criada em 21 de novembro de 2013. Era gerida pela Secretaria Municipal da Assistência Social. Com a criação da Secretaria de Políticas para a Mulher, em março de 2017, a gestão da Casa de Apoio passou para este setor da prefeitura.
Outras iniciativas da Secretaria
Após a formação de facilitadores da rede intersetorial ofertada no ano de 2021 para 40 facilitadores de grupos, em 2022 foi iniciada a execução dos grupos reflexivos para homens autores de violências. Os homens foram indicados pelas equipes da Secretaria de Políticas para a Mulher e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas’s).
O projeto foi concluído em 22 de novembro de 2023, em que, ao todo, foram oito grupos reflexivos para homens autores de violência, somando um total de 71 participantes, sendo 31 homens sem medidas protetivas de urgência ativa e 40 homens com medidas protetivas de urgência ativa. Destes, somente dois homens reincidiram em situações.
A Secretaria obteve resultados positivos com a execução dos grupos reflexivos para homens autores de violências nos anos de 2022 e 2023, com a aprovação do Projeto de Lei (P.L.) nº: 0151/2023, em 11 de dezembro de 2023, a qual institui o Programa Grupo Reflexivos para Homens Autores de Violência contra a Mulher como ação continuada no município, regulamento este que dá, ainda, outras providências.
Produção e divulgação de um vídeo de um casal fictício, em que há a simulação de uma mulher sendo perseguida pelo companheiro, com a interferência de algumas pessoas.
Foram realizadas em março de 2018 e abril de 2019, nos bairros e interior de Lages. A iniciativa tem o apoio da prefeitura, através das secretarias municipais de Políticas para a Mulher, Assistência Social e Habitação, Educação, Saúde, Agricultura e Pesca, Serviços Públicos e Meio Ambiente e Balcão Cidadão, além de outros órgãos parceiros, de setores da Justiça, segurança pública e entidades filantrópicas.
Em conjunto à Polícia Militar (PM) e em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Jequiti, em que cerca de 20 mulheres realizaram um curso de empreendedorismo. Ao final do curso receberam um kit Jequiti como incentivo ao empreendedorismo. E, ainda, um representante de cada entidade da rede intersetorial gravou uma vídeo aula.
- Realização de ações em escolas em parceria com a Secretaria da Educação em todos os anos (palestras, orientações, Corredor Reflexivo, teatros, jogos).
- Ações, rodas de conversa e palestras em empresas, instituições e secretarias, em todos os anos (loja Pittol, Lages Shopping Center, Centro de Referência da Assistência Social - Cras, Congresso da Saúde, servidoras da Secretaria da Saúde, presídios, sindicatos).
- Encaminhamento de mulheres atendidas e acolhidas pela Secretaria para cursos profissionalizantes viabilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
- Orientações sobre as formas de violência doméstica, com informações de direitos, foram prestadas a funcionárias e funcionários de empresas.
- Participação da Secretaria de Políticas para a Mulher em diversos eventos, juntamente à rede, com prestação de informações e orientações acerca da violência doméstica.
- Acompanhamento, monitoramento e visitas às mulheres atendidas para orientações, se necessário.
- Durante este período (2017 - 2024), a Secretaria recebeu visitas de outros municípios e também de outros Estados com o propósito de conhecimento de seu trabalho.
- Canais de Comunicação com a Secretaria
Plantão 24 horas: (49) 98402-9413
Secretaria: (49) 3019-7454
e-mail: politicadamulher@lages.sc.gov.br
Endereço: Rua Santa Cruz, nº: 155, Centro, próxima à Igreja Santa Cruz
Texto - Edição: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Iago Matias e Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!