Educação ambiental ganha vida no Parque Natural Municipal de Lages
26/11/2024 15:58:15
Meio Ambiente 26/11/2024 15:58:15
Educação ambiental ganha vida no Parque Natural Municipal de Lages
Projeto “Viva o Parnamul” encanta crianças e jovens com oficinas interativas, trilhas ecológicas e conexão com a natureza.
Dentro do projeto “Viva o Parnamul”, o Parque Natural Municipal de Lages João José Theodoro da Costa Neto recebeu, nesta terça-feira (26), a visita de um grupo de alunos do pré-escolar do Sesc. As crianças, com idades entre 5 e 6 anos, estão em uma fase de descobertas sobre o mundo ao seu redor.
O programa “Viva o Parnamul” é desenvolvido em parceria com o CAV-Udesc, por meio dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal. As oficinas contam com a supervisão da professora Claudia Campos (Engenharia Ambiental), responsável pelas atividades de Educação Socioambiental, e do professor Marcos Nicoletti (Engenharia Florestal), que lidera a oficina “Vem da Floresta”.
Desde julho deste ano, o projeto tem recebido alunos das redes pública e privada, com visitas programadas até o final do primeiro semestre de 2025. “É uma satisfação apresentar o parque e esse universo encantado que é natureza para as crianças”, afirma Michelle Pelozzatto, coordenadora do Parnamul e bióloga.
As atividades do programa incluem duas oficinas de Educação Ambiental e uma Trilha Ecológica, conduzidas por acadêmicos da Udesc. Durante as manhãs, os alunos participam da oficina de Educação Socioambiental, aplicada pelos estudantes de Engenharia Ambiental.
Já no período da tarde, a oficina “Vem da Floresta” é liderada pelos acadêmicos de Engenharia Florestal. As crianças se divertem com teatro de fantoches, brincadeiras com mudas de árvores nativas, atividades lúdicas e encerram a experiência na Trilha Ecológica, onde aprendem sobre as espécies nativas do parque.
Floresta Mágica
“As crianças ficam encantadas com a floresta, que para elas parece mágica. Normalmente, a primeira pergunta é: Que bicho vamos encontrar na trilha?”, conta Michelle Pelozzatto. No entanto, muitos animais permanecem escondidos, seja devido ao barulho dos visitantes ou por hábitos noturnos.
Para contornar essa curiosidade, o parque instalou placas ilustradas com fotos dos animais já avistados no local, como a curicaca e o tamanduá-mirim. Além disso, 30 árvores catalogadas contam com QR Codes, permitindo acesso a informações detalhadas sobre cada espécie. “Essa iniciativa ajuda a conectar as crianças com a natureza de forma interativa e educativa”, conclui a coordenadora.
Serviço
Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul)
Localização: Bairro São Paulo
Telefone de agendamento: (49) 99836-1301
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 11h e das 14h às 17h, finais semana das 14h às 17h
Texto: Milton Barão
Fotos: Milton Barão e Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!