Programa de Educação Fiscal na formação de cidadãos conscientes
26/11/2024 14:36:44
Lages e seus mais recentes 8 anos 26/11/2024 14:36:44
Programa de Educação Fiscal na formação de cidadãos conscientes
O envolvimento da comunidade escolar no programa é uma das marcas registradas da Secretaria da Educação de Lages, tendo recebido continuamente reconhecimento com premiações e tornando-se referência para outros municípios
Em Lages, o Programa de Educação Fiscal foi instituído nas unidades escolares do Sistema Público Municipal de Educação em parceria com o Observatório Social de Lages e a Receita Federal. Iniciou em 2012 como um projeto piloto em quatro unidades escolares. Hoje, abrange praticamente todas as crianças e estudantes da educação infantil e ensino fundamental.
O programa, ao promover um processo de mudança de valores na sociedade, tem como meta a formação de cidadãos conscientes do seu dever de cumprir as obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado.
O envolvimento da comunidade escolar no programa é uma das marcas registradas da Secretaria da Educação de Lages, tendo recebido continuamente reconhecimento com premiações, como o 2º lugar no Prêmio Nacional da Educação Fiscal (Febrafite), e tornando-se referência a outros municípios.
Concurso de longa metragem movimenta comunidade estudantil
O Concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal de 2024 visa a seleção de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar as pessoas sobre a função social e econômica dos tributos.
O concurso está na sua terceira edição. As obras são realizadas por crianças e estudantes do Sistema Público Municipal de Educação e da Associação de Pais e Amigos – APAE de Lages, orientadas pelas professoras e professores. O concurso é uma promoção em conjunto com a Receita Federal do Brasil.
Para o concurso deste ano serão aceitas obras audiovisuais de curta-metragem de 30 segundos a dois minutos de duração, nos gêneros animação, documentário e ficção, realizados em quaisquer formatos.
As obras entregues são divididas em categorias que contemplam desde a educação infantil até o ensino fundamental, educação no campo, escolas itinerantes e educação especial. Haverá premiação para os primeiros colocados de cada categoria.
Texto: Aline Tives
Fotos: Arquivo/Prefeitura de Lages
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!