Na região da Serra Catarinense (Planalto Sul), o risco será MUITO ALTO para ocorrências associadas a vendavais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica
Nesta quinta-feira (24), o deslocamento rápido de uma frente fria sobre SC, que estará associada à formação de um Ciclone Extratropical em alto mar entre o Litoral Sul do RS e Uruguai, somada à instabilidades atmosféricas e ao aquecimento, favorecem a formação de temporais em todo o estado de Santa Catarina que estarão acompanhados de vendavais. Entretanto, os temporais também devem produzir chuva pontualmente intensa e eventual precipitação de granizo.
Os temporais devem começar entre o final da manhã e começo da tarde pelo Grande Oeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com o RS e Argentina, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde e início da noite.
Neste período, há condições favoráveis à formação de uma Linha de Instabilidade que poderá apresentar tempestades severas, especialmente nas áreas em vermelho do mapa, onde o risco será MUITO ALTO para ocorrências associadas a vendavais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
A Defesa Civil recomenda
Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
A Defesa Civil Municipal está à disposição pelos números 199 e WhatsApp (49) 99836-1702, ambos plantão 24 horas.
Texto: Milton Barão, com informações da Defesa Civil de SC
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!