As visitas fazem parte do projeto “Educação Fiscal e Cidadania para o Futuro”, instituído pelo Sistema Municipal de Ensino em todas as unidades escolares
Estudantes da Escola Itinerante da localidade Fazenda do Baú/Bodegão, localizada na Coxilha Rica, visitaram a Prefeitura de Lages e foram recebidos no gabinete do prefeito Antonio Ceron, acompanhado do vice Juliano Polese na manhã desta sexta-feira (18). Com o objetivo de desenvolver um projeto dentro da disciplina de Educação Fiscal, o grupo formado por 15 estudantes do ensino fundamental, com idades entre 11 e 16 anos, visitaram as sedes dos três poderes em Lages; executivo, legislativo e judiciário.
Após passarem pela prefeitura, o grupo seguiu até a Câmara de Vereadores e o Fórum Nereu Ramos. No executivo, o intuito é conhecer sua função na arrecadação e aplicação dos recursos. Já no poder legislativo, compreender como são feitas as leis tributárias e a fiscalização dos gastos públicos. No judiciário, os estudantes participaram de uma palestra sobre o papel deste poder na fiscalização e punição de crimes fiscais e na garantia da justiça social.
Para a maioria dos jovens, esta foi a primeira vez em que tiveram este contato direto, conhecendo as estruturas dos três poderes municipais. “É uma grande alegria receber na prefeitura quem sabe os nossos futuros líderes políticos, podendo eles se tornarem vereadores, prefeitos e deputados. Por isso a importância em saber como funciona esta engrenagem e estruturas necessárias para se administrar um município, o que não é tarefa fácil, pois passamos por leis de diretrizes orçamentárias e responsabilidade fiscal”, comenta o prefeito Antonio Ceron.
Conhecendo o gabinete, local onde o chefe do executivo toma decisões, assina documentos e aprova projetos e ações, o vice Juliano mostrou também um esquema de videomonitoramento, que fica dentro da sala do prefeito. Por ali é possível visualizar e acompanhar a movimentação das Unidades Básicas de Saúde e da Upa, além de gráficos com os números de atendimentos diários, mensais e semestrais de cada estrutura. “Por aqui conseguimos monitorar tudo o que acontece, em tempo real, e analisar os gargalos, dias com maior demanda e dificuldades”, aponta o vice.
O objetivo do projeto de educação fiscal desenvolvido pelos alunos é promover o entendimento crítico do processo orçamentário e da função dos tributos na manutenção dos serviços públicos, com foco na História do Brasil e suas relações com a arrecadação de impostos.
Além da Escola Itinerante da localidade de Fazenda do Baú, estudantes da localidade de Rancho de Tábuas também visitaram a prefeitura e foram recebidos pelo prefeito. Ao final de todas as visitas, que foram registradas pelos próprios estudantes, serão editados vídeos que participarão de um concurso, concorrendo com todas as escolas da rede municipal de ensino. “Os alunos estão trabalhando questões que envolvem siglas como LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual. É muito importante, como cidadãos, entender de que forma podem fiscalizar e participar das ações dos três poderes”, comenta a professora de História, Marisa Ester Perin Tonon.
Texto: Aline Tives
Fotos: Silviane Brum
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!