Evento sustenta um propósito maior: Apoiar seus projetos e atividades. “Venha fazer parte desta festa linda, cheia de cores, sabores e emoções. Juntos, vamos fazer deste São João um marco na história de nossa população.” - Apae/organização
Temporada de festejos com motivos caipiras em razão do Dia de São João, o Santo Festeiro - 24 de junho, este mês reserva um evento especial para o primeiro fim de semana do mês de julho em Lages. Em 6 de julho, a partir das 13h, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) irá promover a primeira edição do evento São João na Praça - inédita, a primeira praça pública sensorial de Santa Catarina e uma das únicas deste padrão no Brasil. Ambiente de promoção da inclusão e acessibilidade, tornando o evento ainda mais peculiar.
Famílias e amigos são convidados para este dia de confraternização e solidariedade. Basta vestirem seu traje caipira predileto e, com alegria e disposição para interagir, conversar, brincar, dançar e dar risadas, compartilharem momentos memoráveis.
Para este dia festivo, a Apae preparou uma programação repleta de atrações a todas as idades. Apresentações artísticas e culturais, quadrilha animada, dança da saia, pescaria, tomba-latas, boca do palhaço, jogo de argolas, touro mecânico e cama elástica, e venda de guloseimas típicas a serem saboreadas pelo público - pipoca, cachorro-quente, pastel, paçoca de pinhão, canjica, doces tradicionais, algodão doce, bolo, bergamota, chocolate quente e ponche. “A praça sensorial será o cenário perfeito para esta celebração. Prepare-se! Será um dia recheado de distrações e tradições juninas”, adianta a organização, da Apae.
Todavia, além das recreações e passatempos, o 1º São João na Praça alimenta um propósito maior: Apoiar os projetos e iniciativas da Apae de Lages. “Venha fazer parte desta festa linda, cheia de cores, sabores e emoções. Juntos, vamos fazer deste São João um marco na história de nossa comunidade”, instiga a Apae.
As famílias podem frequentar a praça pública sensorial, de uso da coletividade, nos sete dias da semana e quaisquer horários, situada na rua Joaçaba, nº: 280, centro da cidade, na quadra entre os dois blocos de prédios da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e as ruas Mário Lucena e Moisés Furtado.
Mas de onde surgiu o Dia de São João?
A data 24 de junho está alusiva ao dia de nascimento do santo que batizou Jesus Cristo nas margens do rio Jordão, João Batista. Ou seja, seu padrinho, e primo terceiro (Maria e Isabel eram primas-irmãs). E profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. São João nasceu em Israel, na cidade de Aim Karim, a seis quilômetros de Jerusalém. No mês de junho também são comemorados o Dia de Santo Antônio - dia 13, e o Dia de São Pedro - dia 29.
E a fogueira?
Antes do nascimento de São João, Santa Maria (mãe de Jesus) perguntou à Santa Isabel (mãe de João Batista) como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel afirmou que, neste dia, ela acenderia uma grande fogueira para, de longe, a prima saber da vinda do bebê ao mundo. Assim, a fogueira é o símbolo principal do Dia de São João.
Instituição faz 59 anos em 2024
Associação beneficente de assistência social de caráter assistencial, educacional e de saúde, a Apae acolhe 488 usuários de seis meses a 74 anos de idade, de Lages, Capão Alto e Painel. Presta atendimento a alunos com deficiência intelectual, a exemplo de Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), e/ou múltipla e promove programas de prevenção, assistência social, saúde, educação, esporte e lazer, visando à autonomia e inclusão social.
Oferece consultas de clínica geral, neurologia, neuropediatria e odontologia; serviços de psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional; hidroterapia; equoterapia; artes; arte-terapia; musicalização, e dança. A organização existe desde maio de 1963, primeiramente como Escola Raio de Sol. Após, em 1965, foi fundada a Apae.
Localizada na rua Joaçaba, nº: 280, Centro, em Lages. Meios de contato - Telefone: 3222-2726/Instagram: @apaelages/Facebook: Apae Lages/Site: https://www.apaelages.org.br/.
Festa com jeitinho de roça em uma praça exclusiva
Modelo atual, lúdico e humanizado de incentivo ao fortalecimento à coordenação motora, à cognição, à saúde, ao corpo como um todo e à socialização, o propósito da praça pública sensorial é recepcionar indivíduos da sociedade em geral - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - com deficiência intelectual, deficiência múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência física, deficiência visual e deficiência auditiva, portanto, com necessidades especiais e, sobretudo, os amparados por entidades, como os alunos da Apae, e os participantes da Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APA) e Projeto Pró Autismo.
A praça sensorial possui área total de 1.143,25 metros quadrados e um conjunto de itens para estimular o desenvolvimento e assegurar o divertimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos em seu parque. Os brinquedos são adaptados para as necessidades de Pessoas com Deficiência (PCDs) - escorregador, gira-gira e balanço para cadeirante, multiexercitador com seis funções, rotação vertical duplo, cavalgada tripla, alongador com três alturas, pressão de pernas triplo, parede de escalada, parede sensorial (texturas), pista de caminhada, e placa orientativa.
O espaço é dotado de caminho sensorial para passagem; Academia da Terceira Idade (ATI); chafariz com 20 bicos de fonte no centro da praça, e iluminação com 12 postes. Há horta com salsa, angico, lavanda, jasmine ou similares; canteiro com floreiras, e paisagismo. Mobiliário auxiliar - corrimão, cinco mesas; 17 bancos, e dez lixeiras.
Com orçamento viabilizado pelos poderes públicos municipal (prefeitura) e federal (União), a praça foi construída/instalada a partir de investimentos na ordem de R$ 710 mil, e inaugurada em 24 de novembro de 2023, empreendimento por mobilização do ex-vereador Bruno Hartmann, falecido em 22 de novembro de 2023.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Arte: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages/Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!