Município de Lages continua no processo de avaliação para concorrer ao Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional
Noite excepcional à rotina de trabalho neste 29 de abril (segunda-feira) foi para o reconhecimento, em nível estadual em Santa Catarina, ao trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor, departamento vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo - prefeitura de Lages, por intermédio do recebimento do Selo Ouro de Referência em Atendimento 2023, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em cerimônia promovida na sede da instituição em Florianópolis, em que a gestora Jaqueline Alencar representou Lages/Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Após os reconhecimentos e conquistas do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) - etapa Estadual, autoridades e convidados foram recepcionados com um coquetel de comemoração.
Na Regional do Sebrae Serra Catarinense, composta por 29 municípios, somente Lages foi contemplada com o Selo na categoria Ouro. O Selo Ouro de Referência em Atendimento e Medalha foi entregue pelo Sebrae em 21 de março deste ano, por intermédio de seu gerente regional, Altenir Agostini.
O município de Lages continuará no processo de avaliação para concorrer ao Selo Diamante 2023, etapa Nacional que está em fase de julgamento pelo Sebrae Nacional. O Selo será entregue em Brasília, capital federal. Serão contempladas com a categoria Diamante as instituições parceiras com pontuação igual a 100.
A partir de uma metodologia de avaliação para reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede apoiadora de atendimento aos empreendedores locais.
O Sebrae avaliou os participantes com base em critérios rigorosos, em alguns pilares, incluindo qualidade no atendimento desde a entrada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, gestão, ambiente de negócios, capacitações, presença digital, estrutura do local de atendimento e capilaridade, sendo avaliado também por cliente oculto.
Com os intuitos de promover ações de integração, fortalecimento e qualificação da rede parceira; reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços concedidos pelas Salas do Empreendedor aos empreendedores locais, e ampliar a providência de serviços e soluções em temas de gestão empresarial, nesta edição do Selo Ouro de Referência em Atendimento, 68 municípios catarinenses de diferentes Regionais participaram do edital de avaliação.
O cronograma nacional para as Salas do Empreendedor e parceiros 2025, regulamentos atualizados e vídeos de suporte na etapa diagnóstico podem ser visualizados/consultados em Portal Sebrae - Selo de Referência em Atendimento ou na Galeria de Imagens desta matéria.
Ouro, prata e bronze - E os sete alicerces: Como as cidades são julgadas
Ao utilizar-se uma metodologia de avaliação baseada em rigorosos critérios qualitativos e quantitativos, pontuações foram geradas com o propósito de classificar os participantes nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
Sete pilares de avaliação analisados pelo Sebrae para definir a pontuação, desdobrados em critérios específicos: Qualidade no atendimento, gestão, ambiente de negócios, realização de cursos e capacitações, presença digital, estrutura do local de atendimento e capilaridade. Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala do Empreendedor, e a outra metade está atribuída às avaliações dos denominados “clientes ocultos”. Estes clientes buscam atendimento nas Salas participantes e posteriormente conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital de avaliação.
Vantagens do Selo Sebrae de Referência em Atendimento
Lages é ouro!
O prêmio dourado é dedicado à coletividade. “O cidadão lageano é a nossa principal essência, o foco do nosso trabalho. A equipe técnica está devidamente capacitada a bem atender ao público, pois o contribuinte investidor nas áreas urbana e rural do município gera investimentos, renda, tributação e desenvolvimento em vários segmentos econômicos e sociais. A população pode contar conosco”, sublinha o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Cruz.
Comprometimento com as pessoas. “O Selo Ouro é um reconhecimento da qualidade em excelência no atendimento fornecido pela Secretaria. Isto demonstra um compromisso com o serviço disponibilizado aos cidadãos que usam nossos serviços. O Selo Ouro Referência em Atendimento é importante para Lages porque promove credibilidade. Os contribuintes podem ter mais confiança na qualidade do atendimento e nos serviços viabilizados pelo setor público. O Selo demonstra que a prefeitura de Lages, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, se preocupa com a experiência do cidadão no órgão público, e se esforça a oferecer um atendimento de alta qualidade, em que temos profissionais preparados, sistema humanizado e preparado”, analisa a executiva de Desenvolvimento, Cristiane da Boit.
Revelação Selos Diamantes e Experiência Diamante
- 1ª etapa: Cerimônia Revelação Selos Diamantes - Ciclo 2023
Data: 7 de maio de 2024
Online e ao vivo
- 2ª etapa: Experiência Diamante
Datas: 9 a 11 de julho de 2024
Presencial - Brasília (DF)
Etapa Estadual XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Em Florianópolis, a etapa Estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) evidenciou o trabalho e as iniciativas inovadoras de 29 municípios catarinenses. Os projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais têm em comum a promoção do desenvolvimento do ambiente de negócios e territorial e o fomento ao empreendedorismo.
Santa Catarina contou com a inscrição de mais de 150 projetos de 107 municípios distintos, a maioria integrante do Programa Cidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae/SC em parceria com os municípios. Os primeiros colocados em cada uma das dez categorias do PSPE estão classificados para a etapa Nacional, prevista para 11 de junho, em Brasília.
Mais de 13 mil MEIs em Lages
De acordo com dados extraídos do Painel de Empresas do Governo Federal, Lages contabiliza 20.952 empresas ativas - com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo (primeiro trimestre de 2024) e, deste total, 13.866 Microempreendedores Individuais (MEIs), ou seja, em torno de 66% pertencem à categoria/modalidade MEI. Sobre a abertura de empresas em 2024, 1.088 empresas abertas, das quais, 871 MEIs. As demais 217 são de outras categorias de empresas.
Contatos
A Sala do Empreendedor/Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo está localizada na rua Manoel Thiago de Castro, nº: 258, Centro, nas proximidades da Igreja Santa Cruz. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Pelos contatos telefônicos 3224-0600 e 3224-0700; Instagram - @saladoempreendedorlages, e pelo e-mail saladoempreendedor@lages.sc.gov.br dúvidas podem ser esclarecidas. Mais em: Sala do Empreendedor. Perfil da Secretaria - @lagesturismo.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Imagens: Divulgação
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