O projeto vencedor foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mutirão, com estudantes do 9° ano, tendo como supervisora a professora de matemática, Schayla Letyelle Costa Pissetti
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mutirão, no bairro Habitação, em Lages, ganhou o 1º lugar do prémio “Diamantes da Educação” no segmento “anos finais do Ensino Fundamental”, do Instituto Federal de Educação Goiano, pelo trabalho intitulado “Projeto horta e matemática: gerando renda e conhecimento”. O projeto foi realizado com estudantes do 9° ano 3, tendo como supervisora a professora de matemática, Schayla Letyelle Costa Pissetti. O prêmio reconhece práticas inovadoras de ensino feitas por professores da Educação Básica.
Com o tema “Matemática financeira e cultivo de hortaliças”, o projeto teve como objetivo a criação de um plano de utilização da horta escolar para o cultivo de hortaliças viáveis ao clima da região, gerando renda por meio da venda dos produtos cultivados. O intuito da turma era arrecadar dinheiro para despesas da formatura e passeio de final de ano com a venda dos produtos.
O projeto foi muito bem aceito, desde o momento em que foi apresentado aos estudantes, que demonstraram empenho e dedicação ao executá-lo. Preocupados em obter o maior lucro possível, os alunos buscaram mudas de temperos e chás em suas próprias residências e dos familiares e ganharam o valor correspondente às primeiras bandejas de mudas de alface.
O grande desafio era, a partir da primeira venda, organizar as finanças para continuar plantando, vendendo e ganhando dinheiro, com o intuito de obter o maior lucro possível, com a promessa de ganharem mais 10% de presente no final do ano, em cima do valor arrecadado.
“Para otimizar o processo, fizemos pesquisas na internet, além de um passeio ao Centro de Ciências Agroveterinárias de nossa cidade, onde conhecemos métodos diferenciados de cultivos e outros tipos de mudas que são viáveis para a nossa região. Acompanhamos o crescimento das hortaliças, e os estudantes precisaram demonstrar responsabilidade, no sentido do cuidado em molhar as plantas, adubá-las, retirar ervas daninhas e ficarem atentos ao momento de colhê-las”, comentou a professora Schayla.
“Foi muito interessante acompanhar a responsabilidade desenvolvida pelos estudantes, o cuidado com para não desperdiçar itens, e os conhecimentos que eles traziam de casa. Acreditamos que a educação é isso: aprender fazendo, pesquisando, compartilhando ideias e informações, com situações que farão diferença em seus cotidianos. Certamente, esses estudantes levarão para vida lições de responsabilidade e finanças”, acrescentou.
A secretária Municipal de Educação, professora Ivana Michaltchuk, que recebeu a professora Schayla e a diretora da EMEB Mutirão, Claudia Beloto, para parabenizá-las e reconhecer o trabalho desenvolvido, expressou seu agradecimento a todos que se envolveram no projeto vencedor. “A participação da nossa escola no prêmio é fundamental para o reconhecimento e valorização de diversas práticas de ensino inovadoras da educação pública municipal. Nossas unidades municipais de ensino se envolvem em diversas ações e projetos, primando sempre pela qualidade e a oportunidade de vivências de práticas relacionadas ao cotidiano. Essa conquista é uma prova de que investir em educação resulta em iniciativas inovadoras”, destacou.
Texto: Adecir Morais
Fotos: Adecir Morais e Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!