Ápice da solenidade, o forje, em fogo, da marca, em placa de madeira fabricada com pinheiro araucária, ao vivo, selou o evento, fortalecendo a identidade e o senso de pertencimento
A três dias do início do outono, estação antecedente ao inverno, foi lançada, em cerimônia oficial na noite desta segunda-feira (18), no Mercado Público Osvaldo Uncini, a logomarca “Serra Catarinense”, um dispositivo de identificação de imagem e metas de promoção da Serra e seus produtos, no desejo de ser reconhecida pelo tradicionalismo e sustentabilidade. Ao respeitar a identidade visual da região serrana de Santa Catarina, a logomarca foi desenvolvida a partir de uma pesquisa com os gestores da área de turismo dos 18 municípios pertencentes à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e a colaboração de empresários e profissionais de design, e está protegida pelas normas de Registro de Marcas e Patentes, com cadastro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Portanto, será reconhecida da mesma forma e suas cores, tipografia, assinatura e posicionamento dos elementos são invariáveis. Identificar, diferenciar, proteger e prometer constituem a missão da marca.
A união entre a Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chegou à criação da marca.
O resultado final até se alcançar a programação visual da Serra levou três anos para estar pronto, incluídos os processos de elaboração do Manual de Uso - Aplicação Visual, o instrumento de orientação sobre sua utilização de acordo com as variantes liberadas. A marca está protegida por um Código de Regras e sob tutela da Amures. Poderá ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo artesãos, trabalhadores que levam os potenciais da Serra a todos os cantos do país, as habilidades manuais de aproveitamento, exploração e capricho de itens naturais, como o pinhão, fita tusa, porungo e barba de velho (Bromelia Tillandsia Usneoides).
Seu uso será tornado realidade na rede hoteleira e nos artigos alimentícios e de artesanato regionais. Todavia, disseminado de inúmeras outras maneiras - cartazes, outdoors, vestuário, veículos, bonecas de pano, compostas de doces caseiros, embalagens de bolachas.
Os atributos tangíveis da região são: araucárias, águas, cachoeiras, campos, cânions, frio, montanhas, neve, pecuária, pinhão, rios e serras. E, os intangíveis, acolhedora, aconchegante, hospitaleira, popular, natural, preservada, rústica, tradicional, aventureira, forte e imponente.
São típicos e característicos serranos, o pinheiro araucária, conhecido como pinheiro brasileiro; o pinhão, majestade da culinária; a beleza das gralhas azuis; as taipas, símbolo do tropeirismo; fazendas centenárias da Coxilha Rica; frio do inverno; ciclo da madeira; a delimitação do território catarinense; o mel; o queijo serrano; a maçã, entre outros.
Referências da Serra possuem Indicação Geográfica (IG), uma certificação concedida a produtos com características únicas, que os diferenciam dos similares no mercado. Ter uma IG significa que o produto somente tem aquelas propriedades porque sua elaboração está influenciada por características ambientais ou culturais de determinada região.
Santa Catarina atualmente mostra sete Indicações Geográficas: Queijo artesanal serrano, vinhos de altitude, mel de melato da bracatinga, maçã fuji, erva mate, uva Goethe e banana de Corupá.
A obtenção da IG requer a confecção de uma série de estudos que irão compor um dossiê. Este documento foi encaminhado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entidade responsável por conceder a certificação.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) atua como animador dos processos de obtenção das IGs, responsável por fazer as delimitações geográficas, a caracterização do clima e solo da região, entre outras ações. Todo o trabalho para obtenção de IG é realizado em parceria entre instituições, como o Sebrae, universidades e os produtores.
O trabalho em volta da logomarca Serra Catarinense foi composto por oito tópicos: Pesquisas online com o trade turístico, visitas aos pontos turísticos, visita a empreendimentos turísticos, resgate de planos e ações turísticas já realizados, entrevistas com personalidades da região, entrevistas com turistas, estudo da história da Serra Catarinense e reuniões com o trade turístico.
Conhecimento detalhado e um vídeo de emocionar
O evento de lançamento foi acentuado pela apresentação técnica da marca, quando os trâmites de sua idealização, planejamento, montagem, desenvolvimento e elaboração foram esmiuçados pelo público formado por autoridades gestoras públicas, políticas, empresarial e profissionais de comunicação. As motivações do turista ao inserir a Serra e seu roteiro de viagens apareceu nas abordagens, a exemplo do ecoturismo.
Na ocasião, houve a mostra de um vídeo institucional com imagens inéditas dos 18 municípios da região, repleto de animações da identidade visual e sons originais de suas “estrelas”, como matilha de cães e aves quero-quero.
Durante a solenidade, em que houve também homenagens, exposição de produtos serranos e decoração com maçãs, casca de pinheiro e juta, a assinatura de um termo de compromisso de empresários que passarão a usar a logomarca da Serra Catarinense em seus produtos, bem como explanada a forma de utilização da nova identidade visual pelas empresas.
Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Lages, Antonio Ceron; vice Juliano Polese; secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Nilson Cruz; presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidenei da Silva; secretário executivo da Amures, Walter Manfroi; presidente do Cisama e prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes; presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Eliseu Farias; gerente Regional do Sebrae, Altenir Agostini; secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva; deputados (parlamentares); prefeitos; vices; executivos municipais; profissionais do segmento de turismo de cidades da Serra, e especialistas em comunicação. Éder Goulart comandou a apresentação musical tradicionalista e campeira no começo.
Marca forjada na madeira
Ponto alto da solenidade de lançamento da marca Serra Catarinense, o forje, em fogo, da marca, em placa de madeira fabricada com pinheiro araucária, ao vivo, pelo ferreiro e casqueador, Carlos Augusto Nikifork, selou o evento no Mercado Público Osvaldo Uncini, fortalecendo a identidade e o senso de pertencimento. Três placas foram forjadas, cada uma a ser fixada/exposta no Mercado Público, sede da Amures e Sebrae.
Prática antiga, marcar o gado significa meio de organização de dados dos animais, rastreamento e regulamentação sanitária. A primeira forma de marcação foi a ferro, implementada em 1930.
Mas, e como é a logomarca?
O símbolo da marca Serra Catarinense representa graficamente sua personalidade. Desenho inspirado na araucária, a árvore abrigo do pinhão, amplamente presente em todos os municípios da região. Os traços sinuosos do desenho fazem menção às curvas da Serra do Rio do Rastro e aos fonogramas de identificação das fazendas, historicamente utilizados para marcar o gado.
A predominância do uso da cor verde tem relação direta com o símbolo, que é a representação de uma araucária. Está associado, ainda, à preservação e uso sustentável dos recursos naturais.
A cor vermelha reflete a vibração do atributo de aventura, o fogo, a maçã e os tons do pôr do Sol. A cor pinhão representa as características hospitaleiras e acolhedoras, a amizade e também a gastronomia típica. E, finalmente, a cor azul remete ao frio, à geada e à neve, assim como os rios, cachoeiras e nascentes de água. “Daqui três meses começará a estação mais hospitaleira e lucrativa para as cidades da Serra Catarinense e para várias do nosso Estado vizinho, Rio Grande do Sul. A logomarca Serra Catarinense carrega consigo a história, os valores, o orgulho, a alegria das cores de um lugar que respeita o meio ambiente e a vivacidade de um povo acolhedor. Esperamos que esta nova jornada seja de sucesso e de bons frutos a todos que vivem aqui e aos turistas, tão maravilhados com nossas riquezas naturais, nossa Coxilha Rica, as fazendas centenárias, nossos cartões postais, nossos escritores, poetas, personagens, nossos herois, enfim, as nossas potencialidades tocáveis e as imateriais, tão intocáveis em nossos corações”, enfatiza o prefeito Antonio Ceron.
Nova fase da Serra. “Pretendemos que a marca chegue cada vez mais longe, em forma de trabalhos, serviços, produtos, levando a imagem e as capacidades da região a variados rincões do Brasil, gerando incentivo ao turismo, renda e lucratividade, tornando a região ainda mais especial”, avalia o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!