Mausoléu do Memorial Nereu Ramos (foto: Nilton Wolff)
Cultura 09/01/2024 08:46:24
Memorial Nereu Ramos
Espaço conta a história do único catarinense na Presidência da República
A maior personalidade política da cidade de Lages em toda a sua história chama-se Nereu de Oliveira Ramos. Nascido no ano de 1888, na Coxilha Rica, o advogado, jornalista e professor seguiu os passos do pai Vidal José de Oliveira Ramos Júnior na política. Nereu chegou à Presidência da República no dia 11 de novembro de 1955 e ficou até 31 de janeiro de 1956 passando a faixa para Juscelino Kubitschek.
O lageano foi o 12º Presidente do Brasil em um período tenso e de transição no poder do país. Nereu Ramos tornou-se presidente por diversos fatos históricos: em 24 de agosto de 1954, o então Presidente Getúlio Vargas suicidou-se, e o sucessor Café Filho teve problemas de saúde e acabou sofrendo impeachment, ação que também tirou o antecessor de Nereu, Carlos Luz, em movimento liderado pelo General Henrique Lott que ficou conhecido por “Movimento 11 de Novembro”.
O falecimento de Nereu Ramos abalou toda a estrutura política catarinense. Em 16 de junho de 1958, um acidente aéreo vitimou o lageano e mais outros políticos do estado: o deputado federal Leoberto Leal e o Governador catarinense Jorge Lacerda.
Um Memorial para o Presidente
Em 3 de setembro de 1992, a Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL), inaugurou o museu biográfico intitulado de Memorial Nereu Ramos. O espaço exibe gratuitamente ao público toda a memorabilia do ex-presidente. O acervo apresenta cerca de 3 mil fotografias históricas e objetos que fizeram parte da vida pessoal e política do lageano e ainda possui um local que abriga o mausoléu.
O Memorial tem como guia a servidora pública Maria Apolinaria, que atua desde 2005. “Faz parte da minha vida a função de contar a história do Doutor Nereu para os nossos conterrâneos e turistas. É como se eu fizesse parte da família, uma honra e muita responsabilidade”, diz.
Serviço:
O quê? Memorial Nereu Ramos, museu biográfico do ex-presidente do Brasil, Nereu de Oliveira Ramos;
Onde? Esquina das ruas Frei Rogério e Aristiliano Ramos, ao lado do Centro Cultural Vidal Ramos (Sesc);
Quando? Aberto de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 14h às 17h;
Contato? (49) 3019 74 98.
Texto: Fabrício Furtado
Fotos: Jary Carneiro Júnior e Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!