As buscas ativas são fortalecidas principalmente nas estações frias de outono e inverno, quando as pessoas se tornam mais suscetíveis aos riscos da exposição a temperaturas baixas e negativas, como hipotermia, doenças respiratórias e distúrbios renais
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, disponibiliza o Serviço Especializado em Abordagem Social à população em vulnerabilidade de situação de rua, com intervenções e acolhimento de pessoas sob fragilidade econômica e social, recolhidas aos três equipamentos de assistência por permanência temporária: Centro POP, Acolhimento Temporário e Acolhimento POP.
Recentemente, o número do meio de contato telefônico para acionamento em casos de comunicado/aviso ou pedidos de auxílio, com comunicados recebidos sete dias por semana (obviamente, incluindo fins de semana e feriados), passou por alteração. Portanto, nos casos de necessidade, basta as pessoas telefonarem ou enviarem mensagens pelo aplicativo WhatsApp para (49) 99836-1428. Essencial a comunidade salvar este número em seus aparelhos celulares ou anotar em sua agenda.
A Abordagem Social oferece funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e executa, diariamente, a busca ativa e o mapeamento do território, a fim de identificar demandas e garantir o acesso ao atendimento. Através do número de WhatsApp (49) 99836-1428, a comunidade também pode realizar encaminhamentos e, por consequência, os profissionais se deslocam até o endereço em que a pessoa em situação de rua se encontra e efetua as orientações necessárias e direcionamentos aos serviços de proteção.
As pessoas são levadas aos ambientes devidamente preparados para esta demanda - Centro POP, Acolhimento Temporário e Acolhimento POP, nos quais são oportunizados, dependendo da sua configuração nacional individual, alimentação - café da manhã, almoço, café da tarde/lanche e jantar - espaço e kit para higiene pessoal (banho); lavanderia; auxílio com roupas, sapatos e cobertores; pernoite, e articulação com as demais políticas públicas (saúde, habitação e trabalho e renda). Estas pessoas são beneficiadas, ainda, por atendimento de equipe técnica, com encaminhamentos aos serviços de saúde, documentação, resgate de vínculos familiares, oficinas socioeducativas e concessão de passagens.
As buscas ativas são fortalecidas principalmente nas estações frias de outono e inverno em Lages, quando as pessoas se tornam mais suscetíveis aos riscos da exposição a temperaturas baixas e negativas, como hipotermia; doenças respiratórias, como resfriados, gripes e pneumonias, e distúrbios e doenças renais, com o objetivo de destinar as pessoas aos locais de acolhimento estruturados/montados a esta população. Os serviços da Secretaria da Assistência Social têm papel relevante na garantia dos direitos sociais destes cidadãos. E trabalha articulada com as demais políticas públicas, inclusive de saúde, habitação e trabalho e renda.
Mas o que é exatamente a Abordagem Social e suas pretensões?
De acordo com explicações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o serviço de Abordagem Social é praticado por uma equipe de educadores sociais identificação de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. O público-alvo são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
A abordagem é exercitada em ruas, praças, estradas, fronteiras e espaços públicos em que ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros lugares. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.
Intenções
Atividades
O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.
Unidade de oferta
O serviço pode ser oferecido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em unidade específica referenciada ao Creas ou no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
Formas de acesso
O acesso ao serviço se dá, principalmente, pela identificação de pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social pela equipe do serviço nos espaços públicos.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Arte: Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lages
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!