Espaço exclusivo para a circulação de ciclistas, as ciclofaixas se estendem pelas vias rápidas da cidade, proporcionando segurança aos usuários e maior fluidez no trânsito
A infraestrutura implantada pela Prefeitura de Lages, as linhas de ciclofaixas se estendem por 12 vias urbanas de Lages, totalizando 39,4 quilômetros. A maior extensão de ciclovia encontra-se na avenida Belizário Ramos (Carahá) – 13,654 km, somando trechos implantados em ambas faixas de rolamento da avenida.
Segundo explica o secretário municipal de Obras, João Alberto Duarte, para essa estrutura, especificamente, a Prefeitura já planeja o redimensionamento das ciclofaixas existentes, bem como a ampliação da extensão, tendo em vista que está sendo aguardado repasse de recursos do Plano 1.000, do Governo do Estado, já conveniado para o projeto de reurbanização da avenida Carahá.
A segunda maior extensão de ciclofaixa é aquela existente na avenida Juscelino Kubitschek (5.184), seguida da via marginal da BR-282 com 4.142 km. E na avenida Dom Pedro II são 3.992 km e na avenida Papa João XXIII 3.266 km.
Jean Pierre faz parte de um grupo de ciclistas que pedalam pelas ciclofaixas urbanas e na sua opinião, a estrutura já existente na cidade de Lages precisa ter continuidade, para que todos os trechos já existentes se interliguem. Ele elogiou como ciclofaixa padrão aquela existente na avenida Duque de Caxias.
Veja na sequência, as demais vias com ciclofaixas e a extensão específica
Avenida Duque de Caxias – 1.783 km
Rua Cirilo Vieira Ramos – 1.731 km
Rua Humberto de Campos – 1.442 km
Rua Edmundo de Castro Arruda – 1.160 km
Avenida Antônio Ribeiro dos Santos – 1.158 km
Avenida 31 de Março – 1.024 Km
Avenida Marechal Castelo Branco – 869 Metros
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!