As comemorações já começam no dia 21 de setembro e só terminam no domingo, dia 24. Sete números de telefone estão separados às ligações para reservas de churrascos
As fontes de manutenção financeira e social das atividades do Lar Vicentino são variadas, e encontram alguns de seus alicerces junto ao Poder Público municipal. Responsável pelos cuidados de saúde física e mental, lazer e bem-estar de 83 idosos e idosas acolhidos, de 60 a 110 anos, destes, 31 homens e 52 mulheres, o Lar Vicentino administra 100% dos valores das suas aposentadorias. Destes, 70% seguem diretamente para a conta bancária da instituição, veiculados ao pagamento da remuneração de funcionários. Os 30% restantes custeiam os gastos dos próprios idosos.
A prefeitura de Lages contribui com a instituição através de um convênio firmado entre a Secretaria da Assistência Social e o Lar Vicentino, pela compra de 20 vagas a R$ 500 cada uma. A Secretaria da Assistência Social coopera, também, cedendo dois educadores físicos para atuação junto aos idosos semanalmente - terças-feiras, das 8h30min às 11h, e quintas-feiras, das 14h às 17h. Esta é a atividade do Programa Conviver, contemplando Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A Assistência Social ajuda, aliás, pelo trabalho do setor de Cadastro Único (CadÚnico), já que para conseguir ter acesso a fraldas geriátricas é necessário seguir os trâmites e integrar o sistema digital nacional de assistência social.
A Secretaria da Saúde colabora pela disponibilização de medicamentos via Farmácia Básica e fraldas geriátricas, encaminhamento para acesso a leites especiais e suplementos nutricionais e agendamento de consultas médicas de especialidades e exames. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, pela confecção de documentos com o Balcão Cidadão. A Festa em honra a São Vicente, em setembro, brechó às segundas e quartas-feiras, entre 8h e 12h, e doações de roupas e mantimentos pela comunidade, são outras formas de sobrevivência do Lar Vicentino. A diretora executiva do Lar Vicentino é Zilda Furlan Figueiredo.
Município valoriza a humanização e estimula o exercício da cidadania
Na sexta-feira (11 de agosto), antevéspera do Dia dos Pais (domingo - 13 de agosto), a prefeitura/Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo ofereceu serviços de estética, cidadania e entretenimento aos idosos e idosas do Lar Vicentino. Corte de cabelo masculino e feminino, manicure e maquiagem, fisioterapia, atividades de fortalecimento muscular, sessões de reiki, rodas de conversas com enfermeiras, encaminhamento à confecção de Carteiras de Identificação Nacional (CIN)/Balcão Cidadão, música com Léo Morais (violão e vocal) e André Melodia (acordeon) e Israel Kennedy e lanche salgado.
Festa em honra a São Vicente - Sua doação de tempo e atenção pode fazer a diferença!
Padroeiro das obras de caridade, São Vicente é homenageado em setembro pelo Lar Vicentino em uma das festas mais famosas de Lages, quando a instituição festeja junto aos idosos acolhidos e comunidade em geral e arrecada recursos financeiros para a manutenção de suas atividades pelo próximo ano. A festa em honra a São Vicente está agendada para 24 de setembro de 2023, um domingo de chave de ouro precedida por três dias do Tríduo de São Vicente (quinta e sexta-feira e sábado). Nos quatro dias, geralmente, três mil pessoas circulam pelos quatro eventos. O ponto alto é o domingo.
Organizada por 50 casais festeiros, a confraternização reúne trabalhadores voluntários e público da sociedade devotos a São Vicente e dos trabalhos da entidade. O Lar Vicentino está situado no bairro Brusque - rua José do Patrocínio, nº: 50.
Programação da Festa
21, 22 e 23 de setembro
19h30min - Tríduo de São Vicente
Domingo - 24 de setembro
9h - Missa campal no pátio do Lar Vicentino
12h - Churrasco
Logo após, festejos populares - bingo, roleta, aviãozinho, pescaria e brechó
16h - Bingão
Venda/reserva de churrasco - por contato telefônico
Lar Vicentino: 3222-3323/(49) 98437-6158
Zilda: (49) 99919-0258
Ivorlei: (49) 99915-2564
De Bona: (49) 99942-9900
Ivan: (49) 98827-0208
Righez: (49) 99923-4832
Lar Vicentino e seus 106 anos
Em 17 de julho de 2023, o Lar Vicentino completou seus 106 anos - fundação em 1917. Sua estrutura atual está constituída por 2.492 metros quadrados de área construída, contudo, na totalidade, oito mil metros quadrados. O local está passando por uma ampliação de 234 metros quadrados, destinados à ala masculina.
Atualmente, o Lar Vicentino possui 39 quartos, divididos entre alas masculina e feminina. Mesmo com a expansão estrutural, o número de dormitórios permanecerá o mesmo, pois o que irá mudar são os tamanhos dos ambientes, para melhor conforto dos idosos.
A edificação atual do Lar Vicentino comporta os seguintes espaços: Três farmácias; duas enfermarias; três refeitórios; três salas de televisão; uma sala de estar; uma sala de visita; dois salões para atividades; 20 banheiros; quatro solários (pátios para banhos de Sol); uma sala para brechó; uma sala de medicina; uma sala de enfermagem; uma sala de fisioterapia (para sessões a exemplo de massagens); uma sala de fisioterapia grande, com aparelhagem; uma sala de assistência social; uma sala de psicologia; uma cozinha; uma despensa; uma lavanderia; um refeitório para funcionários; dois almoxarifados; uma sala de câmara fria, e garagem. No andar superior, dois sótãos. Na parte externa, horta, pátio amplo e igreja/capela.
São 36 funcionários, nas funções de técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico geral (consultas duas vezes por semana - segundas e quartas-feiras), cuidadores, diretoria executiva, assistentes administrativos, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais. Informações adicionais em www.asilovicentino.com.br e por contato telefônico: 3222-3323.
“Nem que chova, nem que vente”: O insubstituível baile de sexta
Os idosos do Lar Vicentino têm um compromisso inadiável na segunda sexta-feira de cada mês, e cedo - das 9h às 10h30min. O baile, com direito a lanche especial com bolo, pastéizinhos, esfirras, salsichinhas, suco e refrigerante.
Nos meses de junho e julho, os idosos acolhidos ganharam três festas juninas, com os doces e salgados mais invejáveis desta época do ano: Pipoca, paçoca de pinhão, paçoquinha de amendoim, doce de abóbora, bergamota, quentão não-alcoólico e suco. Se é para ser feliz, que seja por completo, não é mesmo?
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!