Músico participou de trio musical junto a Maneca e Tavinho na era de ouro do rádio lageano
Johann Seeber, nasceu na Áustria em 1935 e dez dias após o seu nascimento veio com a família para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Treze Tílias em Santa Catarina. Assim como muitos alemães e austríacos que passaram a residir no país na época, Johann virou João, mais conhecido como Seu João ou Tio João.
Logo mudou-se para Lages e começou a ser notado pela simpatia e também pela agilidade e execução das teclas do acordeom. A popularidade e os dotes musicais chamaram a atenção dos lageanos que consumiam cultura pelas apresentações ao vivo dos programas de auditório da Rádio Clube de Lages no Teatro Marajoara nos anos 50 e 60, sob o comando do patrono da rádio lageana, Carlos Joffre do Amaral e artistas como Maneca, Tavinho, Adão Filho e muitos outros.
Um dos trios musicais mais aclamados e requisitados era formado por Manoel Corrêa (Maneca), Távora Tigre (Tavinho) nas vozes e violões, e no acordeom estava o Senhor Johann “João” Seeber, que para esta clássica formação ganhou a alcunha de Farolito, o gaiteiro.
Seu João faleceu em 13 de fevereiro de 2015 em Santana do Livramento, cidade natal de sua esposa. Todos os seus pertences ficaram com as filhas, as irmãs Ema Teresinha Seeber e Angelita Aparecida Seeber, que, em uma missão de propagar a história do pai no cenário musical lageano, tiveram a iniciativa de doar o acervo com livros, fotos de época e o acordeom marca Veronese (um dos muitos instrumentos que pertenceram ao Seu João) para o acervo do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC).
Música, nostalgia e saudade
A formalização do processo de doação de itens para o acervo do MHTC conta com critérios como época de produção do objeto, mas também o valor histórico para a geração, manutenção e propagação da identidade cultural de Lages, região serrana e/ou o estado e o país.
O contato com a família do Seu João foi realizado pela equipe do MHTC por meio dos servidores Victor Colombo e Paulo Guasselli - também gaiteiro e artisticamente conhecido por Paulinho Guazzelli. O funcionário teve a permissão das filhas do Seu João para avaliar o acordeon tocando alguns clássicos que eram entoados pelo gaiteiro parceiro de Maneca e Tavinho.
“Quarto Centenário", composição de 1954 de Mario Zan foi criada para a comemoração dos 400 anos da capital paulista. Virou hino e estudo para milhares de acordeonistas como Guazzelli e Farolito. Ao tocar um trecho da composição, Paulo sem querer provocou algumas lágrimas das filhas do Seu João, que naquele momento exemplificam toda a importância da vida do pai nos capítulos da história de Lages.
Segundo Victor Colombo, muito mais que objetos para exibição, a doação da família Seeber tem outros fatores importantes. “Os relatos que aprendemos com cada doação nos permite a missão de passar essas histórias para a comunidade, os nossos visitantes. A história do Seu João soma-se a tantas outras que fascinam a nós equipe e as pessoas que visitam os museus”.
O Museu Histórico Thiago de Castro está aberto para visitação de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17 horas. Agendamento para grandes grupos pelo telefone (49) 3019 74 81.
Texto e fotos: Fabrício Furtado
Fotos de arquivo: Acervo família Seeber
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!